dez 01

Qual é o desafio da sustentabilidade na construção civil?

O desenvolvimento da vida urbana é indispensável para o crescimento de um país e para o bem-estar de seus cidadãos. Este desenvolvimento está diretamente relacionado à construção civil, responsável por erguer casas, prédios e estabelecimentos comerciais que vão dar apoio às cidades.

E como fica a natureza neste jogo? Saber equilibrar esta relação entre crescimento desenfreado e preservação ambiental é justamente um dos principais desafios da sustentabilidade na construção civil.

Uma única obra impacta significativamente o ambiente, extraindo matéria-prima, manipulando o solo durante as obras, demolindo estruturas e gerando muito entulho e mais entulho. Outro desafio da sustentabilidade na construção civil diz respeito ao uso de água e ao desperdício de energia elétrica.

É neste ponto que está o grande dilema dos órgãos públicos, construtoras e da sociedade: é possível driblar os impactos ambientais e erguer construções ecologicamente corretas? A resposta é sim, hoje em dia é possível levar grandes projetos adiante junto com medidas que aproveitem os recursos naturais de maneira saudável.

Práticas sustentáveis na construção civil

  • Utilização de combustíveis fósseis no transporte e na fabricação de materiais como cimento, cal hidratada, aço e outros carbonatos necessários dentro de uma obra;
  • Utilização de madeira originada da extração de reflorestamento e, de preferência, não manejada;
  • Uso consciente da água durante a obra, dando preferência para a captação da água da chuva para reaproveitamento e incentivar seu reuso sempre que possível;
  • Descarte correto de entulho e de quaisquer outros materiais dispensados no canteiro de obras.

Desafio  da sustentabilidade na construção civil pós-obra

Tudo construído, apartamentos entregues, escritórios formados… e agora? Ainda é possível colocar em prática atitudes sustentáveis que promovam o uso correto dos recursos naturais dentro de ambientes comerciais e residenciais? Confira algumas ideias:

– Coleta e reuso da água da chuva;

– Coleta seletiva de lixo;

– Instalação de painéis solares.

Veja também