fev 16

O que é crescimento sustentável?

iStock.com / weerapatkiatdumrong Crescimento sustentável diz respeito a um desenvolvimento econômico que garante a preservação do meio ambiente.

Com o objetivo de equilibrar o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental no planeta, em 1987 a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento definiu o crescimento sustentável como “o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das gerações futuras”, ou seja: trata-se do crescimento econômico que garante a preservação do meio ambiente e o futuro do desenvolvimento social.

Na Eco-92, realizada no Rio de Janeiro, o conceito de crescimento sustentável ganhou força. Na ocasião, foram assinados vários documentos e tratados com diretrizes sobre a preservação da biodiversidade, o clima, as florestas, a desertificação e o uso dos recursos naturais do planeta.

As ações do homem e o crescimento das cidades vêm causando inúmeros prejuízos para a atmosfera, para o solo e para as águas, especialmente porque a humanidade vem usando muito mais recursos do que a natureza consegue repor. É justamente neste contexto que se destaca a ideia de crescimento sustentável, que propõe usar os bens naturais com critério e planejamento.

Ações para promover o crescimento sustentável

O crescimento sustentável é o grande desafio do século XXI, e algumas atitudes que o incentivam são:

– Coleta seletiva, reciclagem e reaproveitamento de resíduos sólidos;

Tratamento de esgotos;

– Geração de energia por meio de fontes não poluentes;

– Uso racional de recursos naturais;

– Utilização de técnicas de agricultura que não danifiquem o solo;

– Substituição dos meios de transporte individuais pelos coletivos e incentivo ao uso de bicicletas;

– Combate ao desmatamento ilegal;

– Criação e manutenção de áreas verdes em centros urbanos.

IDS

Para comparar o desenvolvimento sustentável entre as regiões do Brasil e outros países, em 2002 o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) criou os Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS). Seguindo as recomendações da Comissão para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, esses indicadores utilizam informações econômicas, sociais, institucionais e ambientais que ajudam na tomada de decisões estratégicas. As publicações, feitas a cada dois anos, podem ser acessadas na página do IBGE.

Veja também