nov 23

As consequências das queimadas de florestas

iStockphoto.com / ellend1022 O grande problema das queimadas é que o fogo se alastra com velocidade e destrói rapidamente quilômetros de áreas verdes.

O Brasil é um país muito privilegiado no que diz respeito à mata nativa. De norte a sul existem diversos exemplos de como a natureza brasileira é complexa e diversificada, com incontáveis espécies de animais, plantas, flores, árvores, insetos e tantas outras formas de vida que valorizam e dependem das nossas florestas.

Apesar de sua importância para a sobrevivência das espécies, a mata brasileira sofre continuamente com queimadas provocadas por agricultores ou pecuaristas que precisam “limpar” o terreno para novas plantações ou formação de pasto. Além da agricultura, o calor intenso e descargas elétricas podem provocar queimadas em grande escala, atingindo inclusive áreas ambientalmente protegidas.

Quais são as consequências das queimadas de florestas?

Por mais que pareça um problema ambiental distante dos grandes centros urbanos, as queimadas de florestas podem trazer consequências que influenciam diretamente a qualidade de vida das pessoas nas cidades. Dentre os problemas mais graves podemos destacar a liberação de dióxido de carbono na atmosfera, poluindo o ar e contribuindo diretamente para o aquecimento global.

Outra situação preocupante diz respeito aos animais que vivem nas áreas atingidas por queimadas. Isso porque muitas espécies perdem seu habitat e são obrigadas a procurar outros locais para sobreviver, ficando expostas a predadores desconhecidos e correndo sérios riscos de extinção. Justamente por isso, não é raro encontrar animais selvagens “invadindo” cidades em regiões próximas a queimadas.

As consequências das queimadas de florestas também podem ser percebidas com o aumento da erosão e perda de absorção do solo, o que eleva as chances de inundações. Além disso, a grande quantidade de fumaça gerada pode prejudicar a saúde de pessoas que vivem próximas a regiões afetadas por queimadas, causando especialmente problemas respiratórios e outras doenças causadas pela poluição do ar.

Veja também