jul 21

Conheça os tipos de plásticos recicláveis

Uma sacola plástica demora 500 anos para se decompor na natureza. Uma fralda descartável, 450 anos. Uma embalagem de refrigerante, 400 anos. Esses números demonstram como a reciclagem desses materiais é fundamental para a preservação ambiental. Reciclar significa evitar que esses produtos acabem contaminando o meio ambiente.

Apesar disso, nem todos os plásticos podem ser reciclados. É por isso que é tão importante realizar uma triagem do material plástico antes do processo de reciclagem. Em geral, os plásticos são divididos em dois grupos, conforme suas características de fusão ou derretimento: termoplásticos e termorrígidos.

Os termoplásticos, que correspondem a 80% dos plásticos consumidos, são aqueles que amolecem quando são aquecidos, podendo ser moldados. Esse processo pode ser repetido várias vezes. Os termorrígidos ou termofixos, por sua vez, são aqueles que não derretem quando aquecidos, o que impossibilita sua reutilização por meio dos processos convencionais de reciclagem.

Tipos de plástico

Para facilitar a categorização, a Sociedade Americana de Indústria de Plásticos divide os plásticos em sete tipos:

PET ou PETE (tereftalato de polietileno)

Trata-se de um dos tipos de plástico mais reciclados pela indústria e mais utilizados pelos consumidores. Exemplos: garrafas de refrigerantes, garrafas de água e potes de manteiga de plástico.

PEAD (polietileno de alta densidade)

Também se destaca por ser reciclado com muita frequência. Exemplos: caixas de leite de plástico, garrafas de suco, frascos de shampoo e recipientes de detergente.

PVC (Policloreto de Vinila)

Este plástico é reciclável, mas é menos aceito nos centros de reciclagem. Exemplo: pacotes de alimentos de cor clara e objetos para aplicações de sinalização e construção, como cones de trânsito.

PEBD (Polietileno de baixa densidade)

Este tipo de plástico também é reciclável e costuma ser encontrado em sacos de pão e de alimentos congelados.

PP (Polipropileno)

Frequentemente utilizado nas indústrias automobilísticas e na construção civil, é reciclável e inclui algumas carcaças de baterias automotivas, funis e canudos de plástico.

PS (poliestireno)

Incomum para reciclagem, pode ser encontrado em espumas para embalagem, talheres de plástico, embalagens de proteção para produtos eletrônicos e brinquedos.

Outros plásticos

Não podem ser reciclados porque geralmente são feitos a partir de uma combinação dos seis tipos de plástico citados anteriormente. Exemplo: garrafas de água reutilizáveis de 3 a 5 litros.

Veja também