jan 04

Conheça os 7 tipos de auditoria ambiental

© Depositphotos.com / LuMaxArt As auditorias podem ser realizadas por entidades de controle, órgãos fiscalizadores ou empresas privadas especializadas.

Com um consumidor cada vez mais exigente, não basta que as organizações ofereçam serviços e produtos da melhor qualidade e com tecnologia de ponta aplicada. Para se manterem competitivas no mercado, é necessário que adotem um modelo de gestão que privilegie a sociedade e o meio ambiente.

O Brasil possui diversas leis que tratam da responsabilidade das empresas no campo ambiental, mas foi somente em 2002 que foi criada uma legislação única de qualidade ambiental: a NBR ISO 19011. Nesta norma estão dispostas todas as obrigações que as empresas devem cumprir para que fiquem em ordem com o código ambiental. A verificação se as empresas estão cumprindo o que é disposto na norma é feita por meio de uma auditoria ambiental.

Este tipo de auditoria pode ser realizado por entidades de controle, órgãos fiscalizadores ou empresas privadas especializadas neste tipo de trabalho.

Tipos de auditoria ambiental

Auditoria ambiental pós-acidente

Este tipo de auditoria é realizado logo após a ocorrência de algum acidente com consequências ambientais — como o rompimento da barragem de Mariana, em Minas Gerais, e o derramamento de petróleo no Alasca. Seu principal objetivo é identificar as causas e os responsáveis pelo acidente, além de verificar a possibilidade de que ocorra um novo acidente.

Auditoria de descomissionamento

Ocorre quando alguma empresa envolvida com atividades que possam ser nocivas ao meio ambiente fecha. Seu objetivo é verificar se há algum risco para a população.

Auditoria de responsabilidade

Visa verificar se há algum item ambiental que possa interferir no processo de venda ou compra de alguma organização.

Auditoria de cadeia produtiva

Verifica todas as etapas da cadeia de produção, inclusive os serviços relacionados, como a entrega de matéria-prima utilizada e a logística para a entrega ou fornecimento de produtos e serviços.

Auditoria de sistema de gestão

Trata-se de uma auditoria realizada no sistema de gestão informacional da empresa, com intenção de verificar se há necessidade de alguma adequação e se o sistema está pronto para ser certificado.

Auditoria de conformidade legal

É um tipo de auditoria obrigatória e que avalia se a empresa está realmente adequada às normas ambientais exigidas em seu campo de atuação. Geralmente é utilizada para obter licenças ambientais e para prevenir multas.

Auditoria de avaliação de desempenho

Avalia a empresa de acordo com uma série de indicadores ambientais, tais como consumo médio de água, energia, gestão de resíduos e outras formas de minimização de danos ambientais.

Veja também