set 10

Conheça qual é a importância da água na natureza

A água é um recurso natural de valor inestimável, sendo indispensável para a vida e para a manutenção dos ciclos biológicos, geológicos e químicos que mantêm os ecossistemas em equilíbrio. Trata-se, também, de um insumo essencial para o desenvolvimento da civilização, uma vez que é necessária para a agricultura, processos industriais e até para aspectos culturais e religiosos.

flickr.com / Lucas Martínez Farrapeira É importante garantir a economia de água e oferecer condições para que seja feito seu ciclo natural, pois sem este recurso não haveria vida em nosso planeta.

Apesar de sua importância, as pessoas continuam poluindo rios, destruindo nascentes e desperdiçando água como se este fosse um recurso ilimitado e estivesse amplamente disponível para todos. Na verdade, de toda a água existente no planeta, apenas 2,5% é doce e indicada para consumo — e 98% desta pequena parcela está “escondida” na forma de água subterrânea.

Preservação da água

Uma vez que há pouca água disponível para consumo, torna-se fundamental preservar os recursos hídricos do planeta de modo a garantir a sobrevivência de animais e plantas ao longo dos anos. Para isso, é necessário adotar três medidas como:

• Implantação de um sistema de reaproveitamento da água da chuva;
• Redução do desmatamento, uma vez que as plantas fazem com que mais água seja absorvida pelo solo, abastecendo lençóis freáticos;
• Conscientização da população sobre como reduzir o desperdício de água com mudanças no dia a dia.

Veja também