abr 29

O que é ecossistema terrestre?

© Depositphotos.com / vodolaz A floresta de taiga, também conhecida por floresta de coníferas, ou ainda floresta boreal, é um bioma comumente encontrado no norte do Alasca, Canadá, sul da Groenlândia, parte da Noruega, Suécia, Finlândia, Sibéria e Japão.

Ecossistema é o conjunto natural de comunidades que habitam e interagem em uma região. Ele sofre influência direta de fatores abióticos, como clima, luminosidade, pressão, solo, chuva e vento. O ecossistema terrestre, como o próprio nome indica, refere-se aos biomas da terra.

Existem diversos tipos de ecossistemas terrestres, que não são necessariamente limitados pela área — podendo compreender também lagos e rios, caso divida território com eles. Os principais ecossistemas terrestres são:

Florestas

São caracterizadas pela grande população de árvores e incidência de chuvas a nível médio e alto. Estão subdivididas em:

• Tropicais: Possuem fauna diversificada, clima quente e altos níveis de precipitação. A vegetação é densa e variada;

• Tropicais Decíduas: São definidas pelas estações do ano, podendo chover mais em determinadas épocas e ter clima mais seco em outras;

• Coníferas: Encontradas em territórios com clima subártico, suas árvores são adaptadas para o frio extremo e armazenam a própria água.

Pradarias

Também conhecidas como estepes, têm vegetação pouco densa, com predomínio de gramíneas e árvores esparsas. O clima é mais seco e a fauna é rica em espécies. São subdivididas em tropicais (savanas), temperadas (Meio Oeste dos Estados Unidos), polares (tundra), pampas (América do Sul), dentre outras.

Desertos

São locais com menor precipitação de chuva e possuem fauna e flora adaptadas para armazenar água — como cactos e camelos. Muitos dos animais têm hábitos noturnos, passando o dia em tocas e cavernas e saindo apenas à noite, quando a temperatura é mais amena. Existe, porém, um tipo de deserto que não é definido pelo calor nem pela aridez: o polar, caracterizado pelas baixas temperaturas e pela evaporação superior à precipitação.

Veja também