out 26

Conheça os impactos ambientais causados pelos agrotóxicos

Muito utilizados em lavouras e plantações por todo o mundo, os agrotóxicos são produtos químicos que eliminam insetos, fungos, ervas daninhas, bactérias e outras pragas prejudiciais à agricultura. Apesar de ser um composto eficaz no combate a essas infestações, tornando a produção agrícola mais eficiente, estes pesticidas trazem sérias consequências ao meio ambiente e aos seres humanos.

O uso de agrotóxicos é considerado um dos principais causadores da degradação ambiental, pois contamina o solo, rios, lagos e o lençol freático. Isso ocorre porque a chuva e os sistemas de irrigação fazem os pesticidas escorrerem pela terra, poluindo os cursos hídricos da região. Além disso, os agrotóxicos dificultam a fixação de nitrogênio pelos microrganismos que habitam o solo, tornando-o mais “pobre”.

iStockphoto.com / sauletas O local que possui o uso excessivo de agrotóxicos sofre danos ambientais, além oferecer grande perigo às pessoas.

A saúde das pessoas também sofre com os agrotóxicos, responsáveis por diversos casos de intoxicação de trabalhadores da lavoura. Os principais sintomas de intoxicação para quem convive com esses produtos são: indisposição, crises respiratórias, náuseas, dores abdominais, queimaduras na pele, dores no corpo, desmaios e convulsões. Além disso, problemas como Alzheimer e câncer podem aparecer após anos de exposição.

Há, ainda, os riscos ao consumidor final, que ingere produtos produzidos e armazenados com esses pesticidas. Estudos apontam que o consumo de agrotóxicos causa alterações hormonais e pode contribuir para o desenvolvimento de cânceres.

Por conta desses problemas associados ao uso e consumo de agrotóxicos, cada vez mais surgem iniciativas de conscientização em relação a essas substâncias. Procurar informações sobre como os alimentos são produzidos e incentivar a agricultura orgânica são algumas das atitudes que contribuem não apenas para a nossa saúde, mas também para a do planeta. Informe-se!

Veja também