nov 11

Conheça algumas atitudes ecologicamente corretas

Adotar atitudes ecologicamente corretas, embora seja fundamental para prevenir a degradação do meio ambiente, é visto por muitas pessoas como uma tarefa complicada e que exige muitas mudanças no cotidiano. Na verdade, aplicar a sustentabilidade no dia a dia é mais fácil e simples do que você imagina. Quer ver?

© Depositphotos.com / SimpleFoto Atitudes ecologicamente corretas podem ser tomadas para ajudar na preservação do meio ambiente.

Atitudes ecologicamente corretas

Reciclagem

Além de economizar matéria-prima e energia, separar o lixo reciclável evita seu acúmulo no meio ambiente. Por isso, sempre que possível, entregue seu lixo para a coleta seletiva ou encaminhe os recicláveis para instituições ou cooperativas que trabalham com reciclagem.

Desligar o chuveiro ao se ensaboar

Em tempos de crise hídrica, economizar água é fundamental. Em média, um chuveiro gasta 30 litros de água em apenas um minuto. Por isso, desligar o chuveiro nos momentos em que a água não está sendo utilizada — como enquanto você se ensaboa ou passa shampoo — já colabora bastante para a preservação da água. Além disso, você ainda economiza na conta de água.

Tirar equipamentos eletrônicos da tomada

Quer economizar energia elétrica? Então desligue da tomada os equipamentos eletrônicos que não estiver usando. Além de reduzir sua conta de luz, esta atitude simples colabora com a preservação dos recursos naturais.

Não jogue óleo no ralo da pia

Ao ser descartado na rede de esgotos, o óleo de cozinha forma uma massa compacta de detritos, entupindo as tubulações e contribuindo para alagamentos. Além disso, o óleo usado contamina os reservatórios de água, dificultando seu tratamento. Para evitar todos esses problemas, basta encaminhar o óleo a uma instituição ou empresa de reciclagem.

Não use o carro para trajetos curtos

Em vez de tirar o carro da garagem para percorrer pequenas distâncias, opte por andar a pé ou de bicicleta. O hábito contribui para a sua saúde, previne a emissão de gases poluentes e ainda reduz o desgaste do motor.

Veja também