abr 09

Como praticar a sustentabilidade no dia a dia?

© Depositphotos.com / yupiramos A economia de água, de energia e a separação do lixo são algumas formas de aplicar a sustentabilidade no dia a dia.

Para que possamos, de fato, adotar práticas sustentáveis em nossa realidade, e, posteriormente, alcançarmos a tão famosa sustentabilidade, o primeiro passo a ser dado é a mudança cultural: a compreensão de que os recursos naturais de que dispomos são finitos e podem acabar ainda mesmo no curso de nossa própria geração.

Essa compreensão é extremamente necessária, pois ela viabiliza a compreensão do próprio conceito de sustentabilidade: a capacidade de suprir as atuais necessidades humanas ao mesmo tempo em que as futuras gerações não sejam afetadas em suas necessidades e em seu desenvolvimento.

Compreendida a teoria e trazendo-a para a prática, fica nítido que a sustentabilidade é fruto de ações diárias, cotidianas, feita de pequenos atos acessíveis a qualquer cidadão. Sendo assim, separamos abaixo algumas atitudes fáceis de serem adotas e que contribuirão e muito para alcançarmos a sustentabilidade:

Água: a água é um bem finito e indispensável para a vida na terra. Sua utilização deve ser repensada, priorizando sempre sua economia, por meio de banhos rápidos e evitando seu desperdício. Uma boa forma de reutilizar a água é instalando um sistema de captação de água da chuva em sua residência. Esse sistema guardará á água para a utilização nos vasos sanitários, lavagens em geral, lavanderia, etc.

Lixo orgânico: partindo do pressuposto de que todo o nosso lixo orgânico pode ser reciclado, tornando-se adubo posteriormente, podemos então fazer uso da composteira doméstica, que fará essa transformação do lixo orgânico em adubo.

Lixo reciclável: latas, vidro e papel devem ser sempre separados e enviados para reciclagem. Atualmente, em algumas cidades já existem empresas e postos de coleta especializados no recolhimento deste material. Incluem-se aí os catadores de papel, que têm uma função extremamente importante no processo de seleção e reutilização do lixo.

Construções: nas construções de casas e demais empreendimentos, deve-se priorizar o uso de materiais de origem certificada e livres de agentes e componentes tóxicos que contribuam para a degradação ambiental. Materiais como madeira devem ser sempre de origem certificada e, em hipótese alguma, de alguma espécie que esteja em risco de extinção.

Energia: alcançar a eficiência energética é um ponto chave na busca pela sustentabilidade. Por isso, adquira somente equipamentos que efetuem um baixo consumo energético, ao mesmo tempo em que priorize o uso de lâmpadas fluorescentes, e, em sua própria residência, opte ela instalação de pontos naturais de iluminação e ventilação, evitando assim a necessidade do uso de lâmpadas elétricas e de aparelhos ar condicionado. Lembre-se também de evitar deixar equipamentos eletrônicos ligados desnecessariamente.

Veja também