jun 21

Conheça as principais fontes de energia renovável e seus respectivos usos

© Depositphotos.com / taraki Segundo dados quase metade de toda a energia produzida no Brasil vem de fontes renováveis.

São consideradas fontes renováveis todos os tipos de energia provenientes de recursos que são reabastecidos naturalmente, como é o caso do sol, das chuvas, do vento e das marés. Trata-se de uma maneira sustentável de produzir energia elétrica, uma vez que não utiliza materiais esgotáveis e geralmente não está associada à emissão de gases causadores do efeito estufa.

Existem diversos tipos de fontes de energia renovável na natureza, e o Brasil se destaca como um dos países que mais utiliza fontes de energia limpa e renovável no mundo. Isso porque cerca de 45% de toda a energia produzida em território nacional vem de fontes de energia renovável, com destaque para as hidrelétricas.

Quais são as principais fontes de energia renovável?

Energia Eólica

Esta é uma fonte renovável que se utiliza da força dos ventos para a produção de energia. A geração deste tipo de energia é feita com ajuda de uma turbina eólica, que é uma espécie de cata-vento gigante que fica instalado em áreas que registram grande movimentação de massas de ar ao longo de todo ano.

  • Vantagens da energia eólica: inesgotável, não emite gases poluentes e nem gera resíduos. Além disso, contribui para a redução da emissão de gases do efeito estufa, é uma fonte mais barata de energia e requer pouca manutenção;
  • Desvantagens da energia eólica: grande impacto visual, depende diretamente da ocorrência de ventos, traz impactos sonoros e dificulta a migração das aves.

Energia Solar

A energia solar, como o próprio nome diz, é proveniente do sol. Este tipo de energia renovável pode ser de dois tipos: fotovoltaica e térmica. A primeira utiliza placas fotovoltaicas que transformam a energia solar em energia elétrica, enquanto a segunda é direcionada para o aquecimento da água que será utilizada em chuveiros, piscinas e indústrias.

  • Vantagens da energia solar: é renovável e limpa, apresenta baixo custo de manutenção e pode ser instalado em qualquer local;
  • Desvantagens da energia solar: em dias de chuva e frio, a geração de energia é diminuída. Além disso, os painéis solares possuem alto custo de compra e instalação.

Biomassa

A Biomassa pode ser definida como toda e qualquer matéria orgânica (esterco, restos de alimentos, cana de açúcar entre outros) não fóssil. Este tipo de fonte pode ser transformado em energia por meio da decomposição e queima desses resíduos.

O grande diferencial desse tipo de energia é que ele aproveita materiais que seriam descarados, contribuindo para a redução do lixo no planeta. Existem três tipos de biomassa usadas como fonte de energia: sólidas (madeira, carvão vegetal e restos orgânicos vegetais e animais), líquidas (etanol, biodiesel e outros líquidos obtidos por meio de processos químicos ou biológicos) e gasosos (conseguidos pela transformação industrial ou natural de restos orgânicos, como o biogás).

  • Vantagens da biomassa: é uma fonte renovável pouco poluente e minimamente agressiva ao meio ambiente, apresenta baixo custo de compra, menor corrosão dos equipamentos e não emite gases do efeito estufa;
  • Desvantagens da biomassa: pode levar ao desmatamento de florestas e apresenta pequeno poder calorífico se comparado com outros tipos de combustíveis.

Veja também