set 08

Afinal, o que é efeito estufa e quais são suas possíveis consequências?

pixabay.com/lesserland O efeito estufa é causado pela queima exagerada de combustíveis fósseis, utilização de determinados fertilizantes, desmatamento descontrolado e desperdício de comida e água.

O efeito estufa é um fenômeno natural que possibilita a manutenção da temperatura terrestre em uma média considerada ideal para o equilíbrio dos ecossistemas e sobrevivência das formas de vida do planeta. Quando este efeito é potencializado pela queima de combustíveis fósseis e pelo desmatamento, entretanto, ele pode alterar drasticamente a temperatura do planeta e ser nocivo à natureza.

Causas do efeito estufa

Ações como a queima exagerada de combustíveis fósseis, utilização de determinados fertilizantes, desmatamento descontrolado e desperdício de comida e água podem causar o aumento dos gases do efeito estufa. Como consequência, a temperatura do planeta é desestabilizada, resultando em no temido aquecimento global.

Além disso, a crescente poluição faz com que a camada de gases atmosféricos se torne mais espessa, impedindo que a energia solar seja devidamente dispersada e intensificando o aumento da temperatura na Terra.

Consequências do efeito estufa

O efeito estufa intensifica o aquecimento global que, por sua, provoca o derretimento das calotas polares. Isso faz com que o nível do mar seja elevado consideravelmente, provocando inundações, alterando ecossistemas e prejudicando cidades e plantações inteiras. O aumento da temperatura também aumenta o processo de desertificação e facilita a proliferação de insetos potencialmente perigosos para a saúde humana.

Outro transtorno provocado pelas alterações climáticas é o aumento dos períodos de seca, das inundações e fenômenos climáticos catastróficos, tais como furacões e tsunamis.

Veja também