jun 02

Conheça 4 exemplos de recursos naturais não renováveis

Os recursos naturais não renováveis são todos os elementos da natureza que, uma vez retirados do ambiente, não podem ser inseridos novamente pela mão do homem. Neste caso, não há uma renovação dos recursos extraídos, o que justifica a nomenclatura “recurso não renovável”.

iStock.com / abadonian Recursos naturais não renováveis são elementos que não podem ser inseridos novamente na natureza.

Todos esses recursos devem ser retirados da natureza com sabedoria, e a utilização consciente dos recursos naturais é justamente um dos maiores desafios de uma sociedade que se preocupa com as futuras gerações. Nesse sentido, o ideal é que sejam adotadas práticas de preservação dos recursos naturais capazes de garantir a existência desses recursos por um período maior de tempo.

Exemplos de recursos naturais não renováveis

Petróleo

Amplamente utilizado para a geração de energia, especialmente para obtenção da gasolina utilizada em carros e motos em todo o mundo, o petróleo foi um dos grandes responsáveis pela evolução massiva da humanidade no século XX. Apesar de sua importância, este é um recurso natural não renovável e, portanto, possui um estoque finito.

Pedras preciosas

Belas e muito valiosas, as pedras preciosas despertam fascínio em todas as pessoas. Porém, este é um recurso natural muito raro (o que justifica seu elevado valor), e que não pode ser reinserido na natureza.

Vidro

Embora o vidro não seja exatamente um recurso existente na natureza, todos os materiais utilizados para produzir o vidro não são renováveis. É o caso da soda cáustica, sílica e cal.

Carvão

O carvão mineral foi uma importante fonte de energia nos séculos XVIII e XIX. Sua utilização impulsionou a revolução industrial, que transformou para sempre o mundo. O carvão é uma rocha sedimentar e, portanto, está disponível de maneira limitada na natureza.

Veja também