ago 26

Como fazer a preservação dos recursos naturais?

Os recursos naturais são elementos da natureza considerados úteis para o processo de desenvolvimento da civilização e sobrevivência da raça humana. Tratam-se, portanto, de itens preciosos — como a água, o solo e a energia solar — e que precisam ser preservados para garantir a sobrevivência do planeta e dos homens.

Uma das principais medidas de preservação dos recursos naturais é o consumo consciente de água potável. Atitudes como fechar a torneira enquanto escova os dentes, varrer a calçada em vez de lavar com mangueira e reaproveitar a água da chuva já fazem muita diferença!

© iStock /belfasteileen É de extrema importância que se criem medidas ambientais de preservação dos recursos naturais, para que as gerações futuras não vivam em situações precárias de sobrevivência.

No que diz respeito às compras, a dica é dar preferência para sacolas ecológicas e embalagens retornáveis, sem esquecer de descartar corretamente o material reciclável. Além disso, você pode sempre tomar o cuidado de apagar as luzes ao sair de um cômodo (o que gera economia de energia elétrica) e reaproveitar os resíduos orgânicos para fazer adubo — reduzindo consideravelmente a quantidade de lixo descartado.

Preservação dos recursos naturais na agricultura

Estima-se que cerca de 70% de toda a água disponível no mundo seja utilizada para a irrigação de plantações. Nesse sentido, o setor da agricultura deve buscar meios de promover um uso mais consciente de água. Uma das alternativas é utilizar o mesmo terreno para plantação de vários cultivos, aproveitando o mesmo solo e dispensando a necessidade irrigar uma área diferente.

Além disso, técnicas como a irrigação por gotejamento, uso de sementes orgânicas e o rodízio de culturas são outros métodos bastante eficazes.

Veja também