jan 28

Confira alguns exemplos de ecossistemas

iStock.com / filipefrazao As florestas são um dos ecossistemas terrestres mais comuns.

Ecossistema é o conjunto natural de comunidades que habitam determinada região, sofrendo influência de fatores abióticos — como clima, solo, chuva, luminosidade, pressão e vento. Um ecossistema pode ser aquático ou terrestre. O primeiro é dividido entre marinho e de água doce, enquanto o terrestre abrange todos os biomas da terra.

O ecossistema aquático marinho é formado pelo oceano e o mar, sendo caracterizado pela salinidade, pela pouca variação das temperaturas das correntes marinhas e pela luz solar, que atinge até 200 metros de profundidade. Este ecossistema cobre cerca de 71% da superfície terrestre. O ecossistema aquático de água doce, por outro lado, é constituído por rios, lagos, lagoas, geleiras e recursos hídricos subterrâneos.

Os ecossistemas terrestres são muito variados e não é possível estabelecer um número exato de ecossistemas terrestres existentes. Os mais comuns são as florestas, as pradarias e os desertos. As primeiras possuem grande quantidade de árvores, sendo o nível incidência de chuvas de médio e alto. De acordo com a região onde estão localizadas, subdividem-se em tropicais, tropicais decíduas e coníferas.

As pradarias (ou estepes) são formadas por gramíneas e árvores esparsas, com clima mais seco. Compreendem as savanas, as temperadas, as tundras e os pampas. Nos desertos, a precipitação de chuva é ainda menor, com animais e vegetações adaptados para armazenar água.

Veja também