set 14

Causa e impactos da diminuição da biodiversidade

A biodiversidade pode ser definida como a variedade de natureza viva, abrangendo a diversidade de espécies, genes, ecossistemas, gêneros e famílias de determinada região geográfica ou no planeta como um todo. É a biodiversidade que garante o equilíbrio dos ecossistemas.

A maneira com que lidamos com o meio ambiente afeta diretamente a biodiversidade e, consequentemente, toda a rede de relações entre espécies e entre os seres vivos e o ambiente. Isso significa que a degradação ambiental impacta na sobrevivência dessas espécies, causando a diminuição da biodiversidade em todo o globo.

iStockphoto.com / jesiotr9 O desmatamento irregular para a prática de agricultura é um dos fatores que prejudicam a biodiversidade.

A interferência humana é a principal causa da diminuição da biodiversidade mundial. Isso porque o crescimento desenfreado das cidades e indústrias causam graves impactos ambientais, levando à destruição de habitats e extinção de animais e plantas.

A diminuição da biodiversidade, por sua vez, afeta diretamente a sobrevivência humana, que também depende do equilíbrio ambiental e é afetada pelas alterações do ecossistema. Um exemplo de problema causado pela perda da biodiversidade é o aumento da transmissão de doenças infecciosas. Isso acontece porque algumas espécies funcionam como “tampão” para hospedar as doenças e impedir que elas avancem para outras espécies, chegando ao homem.

É o caso do gambá, que carrega o patógeno da doença Lyme. Este marsupial vem sofrendo com a redução de seu habitat em algumas regiões norte-americanas e, com isso, os carrapatos que transmitem a doença passam a procurar outros hospedeiros. O problema é que, nas pessoas, esta doença pode provocar sérios problemas de saúde — o que não acontece com os gambás.

Veja também