jun 13

Você sabe o que é upcycling?

Hoje já temos consciência de que alcançar a tão sonhada sustentabilidade é mais do que uma meta. Trata-se de um longo percurso que envolve a conscientização da população, a adoção de práticas e atitudes verdadeiramente positivas ao meio ambiente, a criação e aplicação de leis ambientais mais rígidas e abrangentes e, principalmente, o uso de nossa maior arma: a criatividade!

Isso mesmo, a criatividade é um fator decisivo quando pensamos na preservação ambiental e, consequentemente, na melhoria de nossa qualidade de vida. Prova disso são os mais variados produtos e serviços que surgem diariamente em todo o mundo, baseados em ideias simples e muito criativas.

flickr.com / Pop Top Lady Upcycling é o processo de transformar produtos que iriam para o lixo em novos materiais de maior valor, uso ou qualidade.

Uma dessas ideias recebe o nome de upcycling, que pode ser compreendida como uma nova abordagem com relação aos materiais que não utilizamos mais. A upcycling promove a valorização do material, utilizando um produto inteiro ou a maior parte possível dele.

Assim, a upcycling diferencia-se da reciclagem, visto que a reciclagem não realiza o reaproveitamento total de um material ou produto, além do fato de submetê-los aos mais variados processos físicos e químicos.

Como praticar a upcycling? É muito simples, basta utilizar todos os resíduos que não são valorizados pelas empresas que realizam processos de reciclagem, tais como:

  • Embalagens de salgadinhos;
  • Sapatos fora de uso;
  • Roupas inutilizadas;
  • Isopor;
  • Restos de tecido e o que mais sua imaginação permitir.

A ideia da upcycling é a criação de novos produtos, é dar vida nova e útil aos materiais que teriam como destino o lixo, sem que, para isso, processos químicos e físicos sejam utilizados. Upcycling é usar o material tal como ele é ou está.

A ideia é tão boa que hoje muitas empresas já estão se tornando especializadas em upcycling. Prova disso é a entrada da empresa americana TerraCycle no mercado brasileiro.

A empresa enxergou a possibilidade e o potencial de mercado na criação de acessórios diversos, tais como bolsas, cadernos, estojos, mochilas, guarda-chuvas, dentre outros, a partir de materiais que iriam para o lixo, como, por exemplo, embalagens de salgadinhos.

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