maio 20

Você sabe o que é sustentabilidade rural?

© Depositphotos.com / rookman48 A sustentabilidade rural trata do manejo do meio ambiente, a utilização de seus recursos e os impactos gerados.

Para a compreensão de sustentabilidade rural temos que, primeiramente, entender o conceito de desenvolvimento sustentável. Entende-se como desenvolvimento sustentável aquele que atende às necessidades atuais sem que seja comprometida a possibilidade das futuras gerações de também atenderam suas próprias necessidades.

Sustentabilidade rural ou DRS (Desenvolvimento Rural Sustentável) pode ser compreendida como um conjunto de tecnologias, práticas e ações destinadas à aplicação em ambientes rurais, sempre com o intuito de possibilitar tanto a exploração como a utilização de recursos do meio rural em consonância com os critérios de Desenvolvimento Sustentável.

A adoção de estratégias consistentes de proteção de ecossistemas ameaçados, assim como a definição de diretrizes de conservação da diversidade biológica, deve ser sempre levada em conta quando se fala em sustentabilidade rural.

Ao mesmo tempo, ao falarmos de sustentabilidade rural, estamos falando também da figura do camponês. Logo, o desenvolvimento rural sustentável implica também em abranger todas as dimensões de sua vida, como a social, cultural, econômica e ambiental.

O desenvolvimento de nossa sociedade contemporânea, seu aumento populacional, o aumento de suas cidades e o estilo de vida que temos hoje implicam numa grande necessidade de produção de alimentos e bens de consumo.

A produção rural, em suas diversas formas, implica necessariamente no manejo do meio ambiente, a utilização de seus recursos e, consequentemente, a geração de impactos ambientais.

A sustentabilidade rural surge exatamente nesse sentido, de proporcionar ferramentas para que o desenvolvimento agrícola seja mantido, as necessidades de nossa sociedade sejam atendidas, todavia sem que o meio ambiente seja degradado em virtude disso e seus recursos naturais sejam sumariamente preservados, englobando desde o agricultor familiar até as grandes empresas e produtores agrícolas.

Veja também