mar 11

Você sabe o que é combustão completa e incompleta?

O princípio de uma reação de combustão é a queima de algum combustível e um comburente — geralmente gás oxigênio (O2) — por meio de uma fonte de ignição, como uma faísca. Trata-se de uma reação que está presente em muitos aspectos do cotidiano, inclusive dentro de nossas células, sempre com o objetivo de produzir energia térmica.

Dependendo da quantidade de oxigênio utilizada no processo de combustão, a queima pode ser classificada em completa ou incompleta. Saiba como acontece cada uma delas e quais são suas diferenças:

Combustão completa x combustão incompleta

Na combustão completa, o combustível reage totalmente com o oxigênio, liberando dióxido de carbono ou gás carbônico (CO2), além de água (H2O). Na combustão incompleta, por sua vez, parte do combustível não é consumido, sendo então oxidado — o que produz também monóxido de carbono (CO) ou carbono (C), conhecido como fuligem.

Vale lembrar que, como as reações de combustão liberam energia na forma de calor, ambas são denominadas reações exotérmicas.

Diferenças entre combustão completa e incompleta

A principal diferença entre esses dois tipos de combustão são os produtos resultantes da reação. Como já mencionado, as principais substâncias derivadas de uma combustão completa são gás carbônico e água, pois todos os átomos de carbono são oxidados.

Na combustão incompleta de compostos orgânicos, como não há oxigênio suficiente para a reação, os produtos podem ser monóxido de carbono e água ou carbono elementar e água, além de dióxido de carbono.

Outra diferença que pode ser observada entre a combustão completa e a incompleta é a forma da chama. Quando acendemos um isqueiro, por exemplo, temos uma chama amarela e heterogênea, característica de uma combustão incompleta. Além disso, ela deixa fuligem devido à presença de carbono. Quando a chama é azul e homogênea, como a do maçarico, a combustão é completa.

Considerando a poluição atmosférica, é fundamental verificar se não há nenhuma falha nos processos de combustão realizados por automóveis e indústrias. Isso porque o monóxido de carbono expelido por escapamentos e chaminés é extremamente tóxico para as pessoas e para o meio ambiente.

Veja também