set 22

Veja ideias para reutilização de pneus usados

iStock.com / zozzzzo Reutilizar pneus usados é uma maneira responsável de dar a destinação correta ao material.

A frota de automóveis e motocicletas aumentou 400% nos últimos dez anos. Junto com o número de veículos, a quantidade de pneus que são utilizados naturalmente cresceu de maneira proporcional. A produção de pneus é responsável pelo uso da maior parte da borracha produzida a partir da seringueira ou do petróleo.

Por muito tempo, não foi realizado nenhum tipo de reciclagem de pneus usados e a sociedade sequer se preocupava em fazer um descarte adequado do produto. Como consequência, os pneus foram descartados como lixo comum, tornando-se um ambiente propício para a proliferação de insetos e doenças. Além disso, esse material é altamente inflamável e, ao queimar, propagam fumaça e liberam óleo altamente poluente.

A recauchutagem é um processo de reutilização de pneus muito aplicado no Brasil. A técnica consiste em incluir novas camadas de borracha nos pneus danificados, aumentando sua vida útil.

Quando o pneu não pode mais ser reformado pela recauchutagem, ele é enviado para a reciclagem, um processo em que todos os componentes do pneu são separados e a borracha é moída e triturada. O material resultante é enviado para outras fábricas, que o transformam em novos produtos — como calçados, pisos, tapetes, dutos para construção civil, materiais de vedação, recapeamento de asfalto e até combustível alternativo.

No Brasil, o Governo Federal implantou o Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis, que incentiva os próprios fabricantes a recolher seus produtos para fazer o descarte mais adequado.

Triturador de pneus e borracha

Uma boa opção para a reciclagem de pneus ser feita de forma adequada é a utilização do triturador de pneu e borracha da Fragmaq. Com ele, as empresas podem fazer a trituração de seus pneus de forma personalizada e eficiente.

Vale destacar que a Fragmaq desenvolve seus equipamentos a partir de estudos sobre as necessidades do mercado, de modo a oferecer o melhor produto para atender às demandas do mercado. Nessa avaliação são considerados a quantidade e tipo de pneus que as máquinas são capazes de triturar, quais os processos mais adequados à capacitação de resíduos, a forma de abastecimento, entre outros aspectos essenciais.

A empresa não apenas comercializa como também acompanha todo o processo de instalação e desempenho do produto, para que haja uma real satisfação de sua aquisição.

Veja também