dez 11

Veja 7 tipos de reaproveitamento do lixo que ainda está em boas condições de uso

istock.com / joshuaraineyphotography Para minimizar os impactos do lixo no meio ambiente, é possível reaproveitar alguns materiais que estão em boas condições e transformá-los em algo criativo e útil para o seu dia a dia.

Estima-se que, atualmente, o Brasil produza um total de 240 toneladas de lixo a cada dia que passa. Infelizmente, apenas uma pequena parcela desse número assustador é levada para aterros sanitários controlados, e a grande maioria acaba em lixões a céu aberto. Esta atitude, além de poluir o ambiente e trazer pragas, pode prejudicar a saúde das pessoas, animais e plantas que vivem em suas proximidades.

Para evitar que isso aconteça e minimizar o impacto do lixo, você pode fazer sua parte reaproveitando materiais e objetos que ainda estão em boas condições de uso. Assim, evita-se que mais itens sejam descartados e acabem se acumulando na natureza sem necessidade. Trata-se de uma atitude ecologicamente correta, que estimula sua criatividade e que ainda pode fazer com que você tenha um objeto útil e totalmente novo.

7 tipos de reaproveitamento do lixo

Chaveiro sustentável

Muito úteis na hora de identificar as chaves de casa, do carro, do escritório e do armário da academia, os chaveiros são itens muito utilizados no dia a dia. E que tal confeccionar seu próprio chaveiro com uma rolha de vinho ou uma tampinha de sua cerveja artesanal preferida?

Sacos de sílica

Você sabia que os sacos de sílica, que vem no interior de embalagens de sapatos e remédios, são ótimos para proteger fotografias e documentos contra bolor e umidade? Além disso, eles podem ser úteis na hora de secar câmeras e celulares que se acidentaram na água.

Jornais

O simples hábito de manter jornais antigos embaixo de toalhas pode ajudar em casos de acidentes (como após derramar café ou chá na mesa). Além disso, você estará contribuindo para o reaproveitamento do lixo.

Garrafas pet

O reaproveitamento de garrafas PET é essencial para a preservação ambiental, já que este é um material amplamente produzido na atualidade. A boa notícia é que essas garrafas possuem mil e uma utilidades: elas podem ser utilizadas como vasos de plantas, para organizar itens de papelaria e para a confecção de diversos objetos, decorativos ou utilitários, assim como os comedouros de aves, por exemplo.

Saco plástico

O saco plástico pode ser utilizado para uma série de funções — como para proteger sapatos da chuva (como se fossem galochas) ou até mesmo na hora de armazenar o seu guarda-chuva molhado. Além disso, eles podem ser utilizados como luvas na hora de limpar a casa ou lavar a louça.

Tubos de papel higiênico ou papel toalha

Estes, por sua vez, são brinquedos bem interessantes para gatos, pássaros ou hamsters. Além disso, também podem ser utilizados para guardar materiais, itens de papelaria e outros acessórios.

Casca de banana

Sabia que a casca de banana promova o mesmo efeito que a cera no polimento de sapatos? Pois é: e o melhor é que ela não é tóxica!

Veja também