Veja 6 formas de fazer a reutilização do lixo de papel

istock.com / KatarzynaBialasiewicz A reutilização do papel é essencial para a preservação ambiental.

Cuidar do planeta e proteger os recursos naturais é uma responsabilidade de todos. Afinal, além de ser nossa casa, a Terra é também onde irão morar nossos filhos, netos e bisnetos. Neste sentido, reaproveitar os materiais que iriam para o lixo é uma das atitudes mais fáceis de se colocar em prática e que podem fazer uma imensa diferença no futuro do planeta.

Este simples cuidado pode diminuir o consumo de itens novos, o que faz com que uma quantidade menor de recursos naturais seja usada, além de garantir que menos poluição seja criada pela indústria. No caso do papel, isso ainda garante a proteção das florestas, uma vez que a reutilização do material evita que novas árvores sejam derrubadas para a extração da celulose e produção do papel.

Por que é importante reutilizar papel?

Todo mundo usa papel no seu dia a dia, seja na escola, no trabalho ou até mesmo nas embalagens de produtos consumidos. Se formos pensar, todo este consumo acaba criando uma infinidade de lixo — que nem sempre precisaria ter sido descartado. Isso porque o papel é um material reciclável e que, em grande parte das vezes, pode ser reabsorvido pela indústria e transformado em um novo produto.

Além do processo de reciclagem do papel, há a possibilidade de reutilizar o material em casa mesmo, uma opção prática e que contribui tanto para a preservação ambiental como para a sua economia. Confira a seguir algumas maneiras de reutilizar papel na sua casa, de maneia simples e prática:

6 formas de reutilizar papel e reduzir o lixo

Limpe vidros e espelhos

Os jornais velhos, que já foram lidos e estão com notícias desatualizadas, podem ser utilizados para limpar vidros e espelhos e, por incrível que pareça, não deixa mancha alguma. Basta passar o jornal seco no vidro e pronto!

Faça bloquinhos

O ideal é utilizar sempre os dois lados do papel, mas caso precise imprimir algo somente de um lado, você pode reaproveitar o lado limpo montando bloquinhos de anotação.  Aí é só deixar do lado do telefone ou perto do computador.

Faça anéis para guardanapos

Os rolos das toalhas de papel e dos papéis higiênicos podem ser transformados em excelentes anéis para guardanapo. Basta deixar a criatividade solta e enfeitá-los, pintando ou colocando apliques.

Faça compostagem

Folhetos publicitários e outros materiais de papel enviados pelo correio podem se tornar aliados da sua horta vida. Para isso, pique bem e misture com outros tipos de adubo e utilize para fazer compostagem orgânica.

Faça etiquetas resistentes

Possui uma montanha de cartões de visita que já não têm mais utilidade? Então utilize o lado em branco para fazer etiquetas. Elas podem ser utilizadas em cadernos, livros, embalagens de presente e até para ajudar na organização de casa, em potes guardados nos armários.

Faça artesanato

Guardanapos podem virar enfeites de caixinhas de madeira, calendários podem se tornar molduras e caixas de papelão podem ser cortadas para virar móbiles, descansos de panela e até porta-copos. Basta usar sua imaginação e colocar a mão na massa!

Não se esqueça: depois de usar e reutilizar tudo que tiver de papel, descarte sempre da forma correta, separando e permitindo que ele ganhe ainda mais uma vida.

Compartilhe:

Entre em Contato com a Fragmaq

Quer conhecer nossos equipamentos e serviços ou compartilhar alguma dica sobre sustentabilidade? Preencha o formulário e envie sua solicitação. Nossa equipe está à disposição para ouvi-lo.