maio 22

Qual é a vegetação predominante do Nordeste brasileiro?

A região Nordeste tem uma vegetação tão rica quanto a sua cultura. Dependendo do clima e local, podem ser encontrados biomas diferentes, variando entre mangue, Mata Atlântica, vegetação de dunas, cerrado, caatinga, restinga, Floresta Amazônica e Mata dos Cocais.

O tipo de vegetação pelo qual o Nordeste é mais conhecido é a que forma a caatinga. Típica do sertão e do clima semiárido, esta formação vegetativa pode ser encontrada em todos os estados da região, exceto no Maranhão. Ao contrário do que se imagina, é muito rica ecologicamente e suas principais espécies vegetais são o pereiro, a aroeira, as leguminosas e as cactáceas.

flickr.com / Otávio Nogueira A caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro, o que significa que grande parte do seu patrimônio biológico não pode ser encontrado em nenhum outro lugar do planeta.

No extremo oeste da região Nordeste, onde o clima é o equatorial, a vegetação encontrada é a Floresta Amazônica, além da ocorrência de Mata dos Cocais. A Mata dos Cocais é uma formação muito importante na região e tem como principais espécies o babaçu e a carnaúba. Representa menos de 3% da área do Brasil e, no Nordeste, ocorre no Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Ceará.

Já a Mata Atlântica aparece em pequenas áreas próximas ao litoral. É na Mata Atlântica nordestina que foi iniciada a extração do pau-brasil. Por esta razão, boa parte sofreu desmatamento e hoje restam apenas breves trechos da vegetação original.

flickr.com / Lailson Bandeira A carnaúba, presente na Mata dos Cocais, é a árvore-símbolo do Estado do Ceará e conhecida como “árvore da vida”, pois oferece uma infinidade de usos ao homem.

Outro rico ecossistema nordestino são as vegetações litorâneas e matas ciliares. Formada por mangues, restingas e dunas, estas pequenas florestas margeiam rios e lagoas que concentram materiais orgânicos em seus solos e servem de proteção para rios, mares e lagoas.

Com árvores de baixo porte, galhos retorcidos, gramíneas e solo de alta acidez, o cerrado aparece em áreas de clima tropical, como Maranhão, Piauí, Bahia, Ceará, Pernambuco e Sergipe. No Cariri cearense é possível ver também o chamado “cerradão”, um cerrado com presença de árvores mais altas.

Veja também