abr 12

Uso da madeira do jequitibá: a relação do homem com a natureza em extinção

© Depositphotos.com / ginasanders Devido ao desmatamento, hoje o jequitibá corre um grande risco de extinção.

A árvore de Jequitibá é um gigante da floresta. Majestosa, esta planta pode alcançar até 50 metros de altura e 7 de diâmetro de tronco, sendo considerada a maior árvore nativa do Brasil. O jequitibá pode ser encontrado principalmente nos estados de São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, embora também possa ser avistada em Pernambuco, Paraíba, Bahia e Alagoas.

Há espécies conhecidas de Jequitibá: o rosa, o branco e o vermelho. Além de sua beleza, a árvore se destaca por ser muito importante para a conservação das plantas menores e dos animais, já que suas sementes são muito apreciadas por macacos.

Na natureza, o Jequitibá geralmente vive por muitos anos, enriquecendo o solo e fazendo com que ele seja produtivo. O espécime mais antigo já encontrado está localizado no município de Cachoeira de Maracu, no estado do Rio de Janeiro, mais precisamente no Parque Estadual dos Três Picos. Segundo pesquisadores, a idade estimada da árvore é de mil anos.

Não há quem resista à magnitude de uma árvore de Jequitibá adulta. Historiadores contam que Albert Einstein, quando esteve no Brasil em 1925, foi convidado a visitar o Jardim Botânico no Rio de Janeiro. Lá, deparou-se com um Jequitibá Rosa e, deslumbrado, chegou a abraçar a planta.

Gigante em extinção

A beleza e a imponência do Jequitibá são características que encantam qualquer pessoa que observe uma árvore madura. Esta é uma espécie tão importante que os Estados do Espírito Santo e São Paulo a consideram um símbolo que merece até data comemorativa: 21 de setembro, uma data que já é conhecida nacionalmente como sendo o Dia da Árvore.

Apesar de tudo isso, a planta guarda um presente cruel e um futuro triste: a árvore de Jequitibá está em forte risco de extinção, e principal causa desta situação é a ação do homem e sua relação desrespeitosa com a natureza. Nas áreas de floresta, o desmatamento ocorre em prol da atividade agrícola e pecuária, além de ser afetada pelo crescimento das cidades que invadem regiões que antes eram de mata fechada.

Além disso, a extinção da árvore de Jequitibá está associada ao valor comercial de sua madeira. Muito leve e resistente, ela é altamente utilizada na construção civil para obras internas, sendo também bastante apreciada para a fabricação de móveis.

A importância de salvar o Jequitibá

Salvar a árvore de Jequitibá significa proteger o equilíbrio das florestas e das matas. Além disso, trata-se de uma planta importante para a produção de cacau nas lavouras, já que sua composição orgânica proporciona uma melhor qualidade do solo e sombra.

Atualmente há diversos projetos que buscam a proteção e a recuperação da árvore, incluindo uma iniciativa no Sul de Minas que busca clonar as plantas mais antigas da região. Mas todos nós podemos fazer nossa parte evitando comprar móveis de Jequitibá e exigindo que não sejam utilizados em obras ou construções novas.

Veja também