jan 31

Trituração de papel: saiba como o processo pode ser um grande aliado da sua empresa

istock.com / DeepBlueProductions A trituração de papéis contribui para a redução da quantidade de lixo nos aterros sanitários.

A trituração de papel é um serviço muito importante para as empresas, principalmente para aquelas que precisam manter em sigilo informações confidenciais a respeito de seus clientes, contratos, atividades e ganhos. Além disso, este é um processo essencial para organizações que desejam se tornar socialmente responsáveis, se preocupam com o meio ambiente e querem reduzir a quantidade de papéis acumulados.

Existem muitos documentos que precisam ser guardados por uma média de cinco ou dez anos e, após este período, é possível se livrar desses papéis que já perderam a validade. Entretanto, simplesmente jogar os documentos no lixo sem rasga-los é um risco para a empresa — sem contar o aumento da quantidade de lixo acumulado nos aterros sanitários. É justamente aí que entra a importância da trituração do papel.

Trituração de papel: o que é e como funciona o processo?

Além de ser importante para evitar a exposição de documentos importantes e informações sigilosas, a trituração faz parte do processo de reciclagem do papel. Por isso, adotar o processo como parte das atividades da sua empresa é uma excelente forma de preservar seu negócio e ainda contribuir para a preservação ambiental.

Por meio da trituração, em vez de o papel simplesmente ser descartado como lixo, o material é reduzido em pedaços mínimos e que impedem a leitura do que estava impresso no documento. Após a trituração, os picotes são então enviados para as empresas de reciclagem de papel e podem futuramente se tornar uma nova folha.

Por que vale a pena investir na trituração de papéis?

Ao adquirir uma máquina fragmentadora de papel, a empresa tem a certeza de que o processo de trituração está sendo realizado de maneira a preservar suas informações e dados. Se você tem dúvidas a respeito da importância desse processo, basta pensar na quantidade de papel que é consumido e descartado diariamente em sua empresa.

Documentos, anotações importantes, impressões antigas, atas de reunião, comprovantes de pagamento, contratos com clientes e fornecedores, agendas antigas, calendários e cartões são alguns exemplos de papel que perde sua utilidade após algum tempo e acaba sendo descartado no lixo. Sem o cuidado com a reciclagem, todo esse volume de papel pode fazer com que você contribua não apenas para poluir ainda mais o planeta, mas para que mais árvores sejam cortadas para a produção de novas folhas de papel.

Ao investir nesse tipo de maquinário, portanto, sua empresa está contribuindo para a diminuição da demanda por celulose e também a redução da quantidade de lixo nos aterros sanitários. Dessa forma, você se torna responsável por suas ações do ponto de vista ambiental e social.

Veja também