jul 23

Tipos de energia sustentável disponíveis atualmente

A sustentabilidade é uma questão cada vez mais presente e necessária em nosso cotidiano. No que diz respeito à energia elétrica, as fontes sustentáveis apresentam considerável desenvolvimento, em poucas décadas de pesquisa. Confira abaixo as principais maneiras de gerar energia sem prejudicar os recursos naturais:

SOLAR
A energia luminosa do sol é transformada em energia elétrica por meio de um dispositivo eletrônico chamado célula fotovoltaica. Outra maneira de utilização da energia solar é por meio da utilização de placas solares, que se valem do calor existente na luz solar para realizar o aquecimento da água. (Quer saber como aproveitar a energia solar em sua casa? Confira neste post)

flickr.com / Ótavio Nogueira A energia solar é transformada em elétrica por um dispositivo chamado célula fotovoltáica.

EÓLICA
Por meio da força do vento, as pás de um enorme “cata-vento” são giradas, colocando em atividade um gerador de corrente elétrica.

flickr.com / Otávio Nogueira Força do vento ativa um gerador de corrente elétrica.

DAS MARÉS
A movimentação das águas do mar acionam uma grande turbina que ativa um gerador de eletricidade. Essa forma de obtenção de energia é muito similar ao processo de energia eólica, mas ainda pouco explorada comercialmente.

BIOGÁS
O biogás nada mais é que a transformação dos excrementos de animais e do lixo orgânico em uma mistura gasosa capaz de substituir o gás de cozinha. Nesse processo, a matéria-prima é fermentada pela ação de bactérias que liberam gás. (Saiba mais sobre os benefícios do biogás aqui)

BIOCOMBUSTÍVEIS
É a geração de biodiesel e de etanol para veículos automotores. A produção se dá por processos físico-químicos associados a diversos produtos agrícolas, como sementes de cana-de-açúcar e mamona, cascas, folhas e galhos de árvores.

Veja também