nov 20

Como um triturador de vidro para reciclagem pode se tornar uma forma de renda para uma empresa?

Se a sua empresa trabalha com vidro frequentemente, através da gestão de resíduos ou por outra razão, você já deve (ou deveria) ter considerado a utilização de um triturador de vidro para reciclagem. Caso não tenha, vamos explicar porque essa é uma ótima ideia para os negócios.

Os benefícios da reciclagem

O vidro é um dos materiais mais apropriados para reciclagem. As embalagens de vidro podem ser, muitas vezes, completamente reaproveitadas no ciclo produtivo, sem perda. Para o meio ambiente, isso é maravilhoso: há diminuição no consumo de energia durante os processos de fabricação, bem como de CO2. Além disso, a reutilização dentro do próprio ciclo produtivo significa menos descarte de resíduos de vidro, o que, por sua vez, significa menos lixo em aterros e locais inadequados.

E não se trata de uma ação única: o vidro é 100% reciclável. Ou seja, ele pode ser reciclado de novo e de novo diversas vezes, antes que seja necessário coletar mais matéria-prima da natureza.

Talvez, você já tenha percebido onde vamos chegar, mas talvez ainda esteja se perguntando: e onde entra a renda para minha empresa?

Analisando o fator reciclagem por outro ponto de vista, temos aí uma redução substancial de custos. A energia que é economizada durante a produção e a reutilização de matéria-prima são as principais. As contas diminuídas são, por si só, uma mudança na renda que vale bastante a pena. Mas há ainda mais possibilidades além disso.

No Brasil, a reciclagem de vidro é vista de maneira marginalizada, pouco explorada pelo empreendedorismo. É um nicho com grande potencial, e com pouca concorrência. Se sua empresa já produz resíduos de vidro naturalmente, não há porque não considerar fazer da reciclagem desse material uma segunda fonte de renda.

O vidro no ciclo produtivo e o uso do triturador de vidro para reciclagem

Quem trabalha com vidro tem em mãos um material de muitas qualidades. Para listar só algumas, ele é:

  • Transparente (facilitando a visão do consumidor);
  • Resistente (especialmente a altas temperaturas e umidade);
  • Retornável, reciclável e reutilizável;
  • Inerte (sem reação química);
  • Impermeável;
  • Higiênico.

Seja para utilizar o vidro no próprio processo de produção novamente ou para lucrar com sua reciclagem separadamente, fica claro a vantagem do triturador de vidro para reciclagem. Se quiser uma dica, o que mais recomendamos é o triturador e separador de resíduos líquidos e sólidos da Fragmaq.

Ele separa o material sólido do líquido automaticamente, evitando que sejam necessários dezenas de trabalhadores e máquinas só para isso. Atende altas demandas, tem baixo ruído e também processa, deixando tudo no ponto para os fins que você preferir dar ao material.

O triturador trabalha bem com embalagens de xampus, cremes e condicionadores; bebidas em garrafas; produtos farmacêuticos; produtos alimentícios; entre outros. Para completar, a Fragmaq ainda disponibiliza um profissional para avaliar as necessidades específicas da sua empresa, o planejamento que deverá ser feito para o processo subsequente ao do equipamento, e outras informações úteis para o desenvolvimento de um triturador próprio para seus negócios.

Veja também