out 07

Como iniciar um negócio de trituração de pneus?

O descarte de pneus no Brasil, em 2019, passou das 470 mil toneladas, de acordo com dados da Reciclanip. Este resíduo, quando descartado sem os procedimentos corretos, torna-se um perigo ao meio ambiente, uma vez que ele libera metais perigosos e pode servir de criadouro de mosquitos e outras pragas. O aterro também não é a melhor opção para os pneus, afinal, eles acabam ocupando muito espaço e sua borracha, assim como outros componentes, deixam de ser reaproveitados no mercado da reciclagem.

Sendo assim, a melhor saída para o pneu inservível é, sem dúvida, a reciclagem. E, para facilitar este processo, existem os trituradores de pneus – equipamentos que ajudam a reduzir o volume dos pneus descartados, ​​de forma ecologicamente correta. Após serem triturados, os pneus podem ser usados para asfaltar ruas e rodovias, além de também serem reaproveitados nos setores da construção civil, da indústria calçados, de autopeças, entre outros.

Sendo assim, se você deseja iniciar um negócio de trituração de pneus, acompanhe algumas dicas:

Onde estão os pneus?

O primeiro passo é identificar as oportunidades locais, ou seja, onde é possível adquirir pneus velhos para processá-los e, então, comercializar a borracha e os demais componentes (metais, tecido etc). Em sua região, procure saber para onde vão os pneus inservíveis. Eles estão sendo coletados regularmente? Onde são armazenados? Se você observar acúmulos de pneus em algum lugar, é sinal de que existem necessidades não atendidas para o destino correto desse material.

Trace um plano de negócios

Procure empresas que tenham experiência em reciclagem e trace um plano de negócios. Converse com empresários ou fornecedores de equipamentos para a reciclagem de pneus.

Procure saber o que é necessário para iniciar um negócio como este e planeje bem desde o início. Mas, se você não tem nenhuma experiência no setor, você pode começar criando um negócio menor, como um serviço de transporte de pneus velhos, por exemplo.

Onde encontrar uma trituradora de pneus?

A Fragmaq é líder no segmento de Fragmentadoras de Papel, Trituradores de Resíduos, Prensas Hidráulicas e Esteiras Industriais. Os trituradores produzidos pela Fragmaq podem ser adquiridos através do BNDES, que oferece mais vantagens e condições de parcelamento. Para mais informações, basta entrar em contato através deste link.

Algumas curiosidades sobre os pneus:

  • Na década de 1840, Charles Goodyear descobriu um processo chamado vulcanização que consiste em converter a borracha macia natural em borrachas mais resistentes.
  • Os pneus são pretos porque a borracha usada para fazê-los contém um material chamado “negro de fumo” ou “negro de carbono”, que também é usado como pigmento preto para tinta de impressão, toner, rímel etc. Essa substância é adicionada à borracha para aumentar a sua resistência.
  • Além da borracha, os pneus possuem vários metais, como titânio e cobalto, além de tecidos como nylon, rayon e poliéster.

Veja também