mar 18

Sustentabilidade Empresarial: Você sabe o que é?

© Depositphotos.com / weerapat Empresas sustentáveis devem adotar práticas que levem em conta aspectos sociais e ambientais.

A Sustentabilidade Empresarial é um conceito que apresenta uma nova abordagem para as atividades empresariais, passando por todos os seus setores, desde os meios de produção à até mesmo a qualidade de vida dos funcionários, com o intuito de que diversas atitudes estejam presentes no dia a dia da empresa, como, por exemplo, a otimização do uso de recursos naturais, a adoção de medidas que promovam a redução dos impactos ambientais, a inclusão social, o respeito às diversidades culturais, a adoção de práticas de reciclagem, dentre outras.

Assim sendo, para que uma empresa possa ser considerada como verdadeiramente sustentável, ela deve adotar uma série de práticas, tanto no local onde ela está inserida, quanto nos locais abrangidos por sua atuação; práticas essas que de fato demonstrem sua preocupação para com condições sociais e ambientais.

Pode-se dizer que quando levada à risca, a sustentabilidade empresarial consegue promover melhorias diretas para os consumidores, pois estão consumindo produtos ecologicamente corretos e de procedência garantida, e também para todos aqueles que são funcionários da empresa, visto que a aplicação do conceito deve abranger de maneira completa também a realidade dos funcionários, suas necessidades e sua valorização.

Há de se ressaltar também um fator importante e cada vez mais apreciado na adoção de políticas que estimulem a sustentabilidade empresarial. Isso porque a adoção dessas políticas, quando bem feitas e bem divulgadas, geram reflexos extremamente positivos à imagem da corporação, aumentando assim a confiança e a fidelidade dos consumidores.

Em 2005, foi criado na América Latina o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), uma iniciativa da Bolsa de Valores de São Paulo que contou com o apoio de diversas empresas, ONGs e o Ministério do Meio Ambiente. O objetivo é criar um ambiente de investimentos compatível com o desenvolvimento sustentável, promovendo a responsabilidade ética corporativa através de boas práticas por parte das empresas.

O ISE também serve como uma ferramenta para a realização de análises e comparações de aspectos como eficiência financeira, sustentabilidade empresarial e promoção da justiça social e governamental das empresas listadas na Bovespa.

Veja também