abr 18

Startup brasileira inaugura 1ª microusina de energia 100% limpa e renovável

A microusina pode ser alimentada por energia solar, eólica e hidráulica. 

Nossa realidade está marcada pelo aumento regular das contas de energia elétrica. Para driblar essa situação e ter mais opções de energia limpa, sustentável e econômica, as empresas têm investido em tecnologias para facilitar esse processo. 

Foi assim que a Vida Maker, uma empresa de soluções de eficiência energética de Sorocaba (SP), começou a comercializar o Genisis, uma microusina de energia desenvolvida desde 2016 – que pode ser alimentada por placa solar, energia eólica e gerador hidráulico. O equipamento serve para complementar a eletricidade de veículos do tipo motorhome (que funcionam como moradias sobre rodas). É alimentado por placas solares, energia eólica, gerador hidráulico e até tomadas residenciais.

Como tudo começou

Seu nome se inspira no Gênesis, o primeiro livro da Bíblia. Especificamente o versículo 3 do capítulo 1, que diz: “Deus disse: ‘Haja luz, e houve.’”.

Segundo seu inventor e CEO da Vida Maker, Leandro Batista, o aparelho é de fácil manuseio e não é preciso ter conhecimentos em energia solar para usá-lo, apenas seguir o manual de instruções. A ideia é que seja usado como fonte de energia para eletrônicos, eletrodomésticos e iluminação noturna. 

A microusina de energia, batizada de Genisis, já foi testada, aprovada e começou a ser comercializada recentemente. Um  um modelo foi instalado em um espaço criado no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) para acomodar empresas de tecnologia, projetos de inovação e instituições de ensino e pesquisa. A Greentech, que fica no PTS, diz que a solução já desperta o interesse de profissionais de biologia, principalmente os que trabalham em regiões mais isoladas do ambiente, além de médicos que atendem em comunidades de difícil acesso, já que ela é capaz de gerir energia para um consultório. 

Batista acredita que o Genisis é um produto de ocasião, pensado para situações e locais sem energia elétrica, sendo esta necessária para executar algumas tarefas e funções específicas.

Não para por aí!

A Vida Maker também assina outros projetos, como um veículo 100% elétrico, a primeira versão de um aplicativo para denúncia de violência doméstica contra a mulher, e um totem para recarga de celulares e eletrônicos.

Além de ser engajada nas causas ambientais, a empresa também se preocupa com as mulheres e a sociedade. Que venham muito mais projetos sustentáveis e sociais!

Fontes: Canaltech | Ciclo Vivo | Parque Tecnológico de Sorocaba

Veja também