set 10

Separação e reciclagem do lixo doméstico

© Depositphotos.com / teptong A separação e o descarte correto do lixo doméstico é o primeiro passo para a preservação do meio ambiente.

Você, com toda a certeza, já notou que somos bombardeados todos os dias com notícias e informações diversas sobre o meio ambiente, sustentabilidade, resíduos tóxicos, reciclagem, dentre muito outros termos.

A razão disso é que estamos em um momento crucial na história da humanidade. Nunca de consumiu tanto, ao mesmo tempo em que nunca se produziu tantos resíduos como agora.

E o que fazer com todos esses resíduos gerados pela população? Perguntam-se administradores públicos de todas as cidades e centros urbanos. A resposta pode estar na conscientização.

A realidade é que para contribuir de maneira ativa para com o meio ambiente, a primeira coisa a se fazer é promover a conscientização da população como um todo, ao mesmo tempo em que se disponibiliza formas e ferramentas para que a população também faça sua parte.

E o primeiro passo para se contribuir com o meio ambiente de uma maneira satisfatória é separando e descartando corretamente os resíduos que geramos diariamente em nossas casas, no que é também chamado de lixo doméstico.

Na separação do lixo doméstico devemos separar e condicionar os materiais que são passíveis de reciclagem, como, por exemplo, plásticos, vidros, papéis e metais, do restante do lixo.

Vale lembrar que esses materiais precisam estar limpos e secos, para que possam ser reciclados com maior eficiência. É importante salientar também que os lixos orgânicos, como os restos de alimentos, apesar de serem reutilizáveis, não devem ser condicionados juntamente com o lixo reciclável.

Após realizar a separação, basta depositar o lixo doméstico passível de reciclagem em algum ponto de coleta específico. Em muitas cidades brasileiras já existem pontos que recepcionam o lixo doméstico reciclável e o enviam para centros de reciclagem.

Há também em muitas cidades brasileiras a coleta seletiva realizada por empresas. Dessa forma, basta saber em que dia da semana a empresa realizará o recolhimento de lixo em seu bairro, e depositá-lo de acordo com a data especificada.

Uma boa dica para auxiliar a separação do lixo doméstico reciclável, do lixo orgânico e do lixo comum, é adquirir os práticos recipientes coloridos de coleta seletiva.

Veja também