O que são resíduos sólidos?

© Depositphotos.com / lunamarina Atualmente, a quantidade de lixo produzido é maior do que a capacidade de recolhimento nas ruas.

É chamado de resíduo sólido tudo aquilo que normalmente chamamos de lixo, ou seja, qualquer matéria sólida ou semissólida que é produzida e/ou descartada pelo homem e pela natureza, tais como: embalagens, produtos eletroeletrônicos, galhos, folhas de árvores, entre muitos outros itens.

Há alguns anos, os resíduos sólidos eram vistos como itens sem importância — simplesmente lixo. Porém, com o avanço das técnicas de reciclagem e maior consciência ambiental por parte da sociedade, este cenário mudou bastante e grande parte dos resíduos sólidos é inserida novamente no ciclo de consumo.

Os produtos industrializados merecem destaque entre os principais resíduos sólidos que passam pelo processo de reciclagem. Isso porque são justamente materiais feitos de metal, papel e plástico os maiores vilões do meio ambiente — e também os que tem a reciclagem mais difundida.

Entre os materiais descartados pela natureza e que são comumente reaproveitados, podemos destacar os materiais que formam combustíveis fósseis, tais como organismos mortos. Esse tipo de resíduo, embora tenha sido descartado pela natureza, é amplamente reaproveitado pelo homem para a geração de energia.

Classificação dos resíduos sólidos

Resíduos sólidos comuns

Papelão, papel, embalagens de vidro, plástico, metal, entre outros tipos de lixo comum e que são produzidos em casa, empresas, escolas etc.

Resíduos sólidos públicos

Entulho, galhos de árvores e outros comuns à cidade, de origem natural ou não.

Resíduos sólidos especiais

São considerados “especiais” os resíduos sólidos que precisam de tratamento diferenciado e que podem causar males à saúde humana e ao meio ambiente. São eles: lixo hospitalar, pilhas e baterias, remédios vencidos, lixo radioativo, metais pesados e resíduos industriais.

Compartilhe:

Entre em Contato com a Fragmaq

Quer conhecer nossos equipamentos e serviços ou compartilhar alguma dica sobre sustentabilidade? Preencha o formulário e envie sua solicitação. Nossa equipe está à disposição para ouvi-lo.