abr 07

Quais são os principais impactos ambientais causados pelo homem

Flickr.com / Leonardo F. Freitas (LeoFFreitas) A ação do homem na natureza tem reflexos no clima e na disponibilidade dos recursos naturais.

Todas as empresas têm algum impacto sobre o meio ambiente; historicamente, elas nem sempre representam os seus custos associados à natureza, sendo que certas empresas utilizam mais recursos ambientais do que outras. O uso de matérias-primas é muitas vezes maior nas indústrias de transformação, de madeira, pedra, metal e tantas outras. As pessoas de um modo em geral devem rever o uso desses itens que representam o custo dos recursos naturais de substituição.

Os fatores ambientais desempenham um papel importante em tudo, desde saúde ao comportamento, e pode diferir em importância entre as indústrias. Por exemplo, na medicina, o termo refere-se a elementos que ofereçam impacto à saúde, enquanto que na horticultura, refere-se a elementos que ajudam ou previnem o crescimento de plantas indesejadas.

Numerosos tipos fatores ambientais desempenham um papel na sobrevivência de uma espécie. Embora esses fatores possam variar, os mais importantes incluem clima, abastecimento de água e qualidade do ar. Estes três fatores podem afetar tudo em um ambiente específico, bem como impactar diretamente o outro. Por exemplo, tanto o tempo seco quanto a poluição podem afetar o clima. No entanto, vários itens podem ser incluídos nos impactos ambientais causados pelo homem, tais como:

Flickr.com / DuSantos O desmatamento desenfreado e a agricultura intensiva estão entre os principais ações nocivas ao meio ambiente.

– Agricultura intensiva;

– Construção de barragens;

– Construção de estradas;

– Construção de pontes;

– Economia desenfreada;

– Desmatamento desordenado;

– Exploração de minas;

– Exploração demasiada de petróleo, entre outros.

Aqueles que vivem em áreas afetadas por condições meteorológicas extremas, muitas vezes, adaptam e planejam adequadamente suas vidas, mas mudanças bruscas nos padrões climáticos podem fazer com que o planejamento se torne difícil. Por exemplo, áreas que raramente nevam podem não estar preparadas em caso de uma nevasca inesperada.

Praticamente todos os seres vivos precisam de um fornecimento adequado de água limpa para sobreviver. Enquanto a maioria dos países desenvolvidos têm acesso a um suprimento constante de água de alta qualidade, as nações subdesenvolvidas normalmente  lutam para encontrar uma fonte não contaminada. Mesmo em países desenvolvidos, a água pode tornar-se um bem raro durante épocas de seca. Adaptação às mudanças no abastecimento de água, restringindo o uso desnecessário se torna muito importante durante esses tempos. Essas e outras circunstâncias são causadas justamente pelos impactos ambientais causados pelo homem, seja de forma consciente ou não.

Veja também