O que são impactos socioambientais?

iStock.com / acinquantadue Os impactos socioambientais são causados principalmente pela indústria, que afeta o meio ambiente e a saúde humana.

Impactos socioambientais são alterações sofridas pelo meio ambiente e que foram provocadas por determinadas ações ou atividades, impactando sobre a qualidade de vida, a saúde humana, a economia urbana e modificar ainda mais o meio ambiente e os ambientes construídos.

Os impactos socioambientais têm origem na atividade humana. A principal vilã socioambiental é a indústria, que utiliza recursos naturais e despeja resíduos e poluentes no meio ambiente. Para evitar que esses impactos destruam a natureza são necessárias mudanças comportamentais e melhorias na gestão de recursos naturais.

Principais impactos socioambientais

A seguir, conheça as principais áreas atingidas pelos impactos socioambientais:

Recursos hídricos

Fontes hídricas são frequentemente utilizadas para descarte de dejetos, o que leva à poluição da água que será usada no abastecimento público. Como resultado, há a escassez de água potável e o desenvolvimento de enfermidades associadas ao consumo de água imprópria.

Atmosfera

A eliminação de poluentes gasosos causa desequilíbrio nos ecossistemas e diversos problemas de saúde, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento de doenças respiratórias.

Locais isolados e espaços urbanos

Em geral, locais isolados são escolhidos para abrigar lixões e aterros sanitários, grandes poluidores do solo e dos lençóis freáticos. As cidades, por sua vez, são muito afetadas por impactos socioambientais associados à poluição — causadora de enchentes, doenças e problemas sociais.

Todos esses problemas ambientais refletem diretamente nas finanças públicas e privadas, que precisam aumentar as despesas com o tratamento de recursos hídricos impróprios e enfermidades provocadas pela poluição da água, do ar e de espaços urbanos.

Compartilhe:

Entre em Contato com a Fragmaq

Quer conhecer nossos equipamentos e serviços ou compartilhar alguma dica sobre sustentabilidade? Preencha o formulário e envie sua solicitação. Nossa equipe está à disposição para ouvi-lo.