jun 08

Quais são as fontes de energia que existem no planeta?

© Depositphotos.com / Fibonacci Para garantir energia a todos e, ainda, o desenvolvimento sustentável do planeta, as sociedades mundial, acadêmica e governamental, vêm investindo no uso de fontes de energia limpa.

Fontes de energia são recursos presentes na natureza dos quais podemos obter energia. Essa energia é utilizada para movimentar navios e carros, iluminar residências e ruas, fazer máquinas e aparelhos funcionarem, entre outras aplicações.

De modo geral, as fontes de energia podem ser classificadas em dois grandes grupos: fontes primárias e fontes secundárias.

Fontes primárias de energia

As fontes primárias de energia têm origem na natureza — como o Sol, a água, o vento, madeira — e são subdividas em dois grupos: fontes renováveis e fontes de energia não renováveis.

As fontes renováveis são aquelas que não acabam, ou seja, o ciclo natural de sua produção sempre estará presente. Dentre os principais exemplos temos o Sol, os ventos, a matéria orgânica, o calor da Terra, rios e correntes de água doce, mares e oceanos.

As fontes de energia não renováveis, por sua vez, são aquelas que se esgotam ao longo do tempo. Os principais exemplos deste tipo de fonte são o carvão mineral, o petróleo e o gás natural.

Fontes secundárias de energia

As fontes secundárias de energia têm origem na transformação das fontes primárias, seja pela ação do homem ou por causa natural. A gasolina, o diesel e a energia elétrica são alguns exemplos destas fontes.

Classificação das fontes de energia

Energia hidráulica

Também chamada de energia hídrica, é a maior fonte de energia do Brasil. Consiste na transformação do movimento dos rios em energia elétrica. Embora a construção de uma usina resulte em impactos ambientais e sociais em função do represamento de rios, esta é uma fonte considerada limpa.

flickr.com / Deni Williams Usina Hidroelétrica Itaipu Binacional

Energia fóssil

Formada a partir do acúmulo milenar de materiais orgânicos no subsolo terrestre, a energia fóssil representa hoje metade dos recursos energéticos utilizados pelo homem. Petróleo, gás natural e carvão mineral são os principais exemplos deste tipo de energia não renovável. Seu alto potencial de produção energética faz com que o homem explore cada vez mais seus recursos, o que, infelizmente, demanda grande desgaste ambiental e emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa e aquecimento global.

Energia solar

Ainda pouco explorada pelo homem, a energia solar é uma das fontes consideradas mais limpas e sustentáveis, pois não agride o meio ambiente e é renovável.

flickr.com / Som Energia Cooperativa Placas solares fotovoltaicas sobre telhado na Espanha.

Biomassa

A decomposição de materiais orgânicos de origem vegetal ou animal — como o esterco, restos de alimentos e resíduos agrícolas —, que resulta em energia é conhecida como biomassa. Este processo de decomposição libera o gás metano, também utilizado na produção de energia elétrica. Também utilizada como combustível, a biomassa tem destaque na produção nacional. O álcool derivado da cana de açúcar é o melhor exemplo.

Energia eólica

Gerada a partir da força dos ventos, a energia eólica possui grande potencial. É uma energia limpa, gerada pela instalação de grandes hélices que, ao serem movimentadas pelo vento, geram energia elétrica.

flickr.com / Fotos GOVBA Parque de Energia Eólica em Brotas de Macaúbas, Bahia.

Energia nuclear

Polêmica, a energia nuclear é tida a partir da desintegração do urânio, elemento químico cuja composição possui consideráveis concentrações de energia. Embora a energia nuclear seja uma energia limpa, os resíduos produzidos durante o processo de desintegração são altamente poluentes e podem ocasionar grandes catástrofes no meio ambiente e na saúde humana.

Veja também