jul 08

O que são considerados resíduos biológicos?

© Depositphotos.com / angellodeco O descarte de alguns resíduos biológicos exigem maiores cuidados, como no caso dos materiais hospitalares ou perfurocortantes.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os resíduos biológicos são materiais que apresentam produtos biológicos provenientes do contato com fluídos corporais e que, por conter microrganismos, oferecem risco à saúde pública e ao ambiente. São exemplos de resíduos biológicos: luvas descartáveis, gazes, seringas, agulhas, tubos de coletores e de transferência.

Descarte correto de resíduos biológicos

Para evitar infecções e problemas ambientais, é fundamental que o descarte de resíduos biológicos seja realizado de maneira correta. Confira, a seguir, como devem ser descartados os principair tipos de resíduo biológico e lixo hospitalar:

• Frascos de vacinas com prazo de validade expirado, com conteúdo não utilizado, vazios ou com restos do produto devem ser encaminhados às Secretarias de Saúde que fizeram a distribuição, mantidos em recipientes com tampa resistentes a perfurações, rupturas e vazamentos e com identificação do conteúdo. O mesmo vale para agulhas e seringas;

• Agulhas, lâminas de bisturi, frascos e ampolas de medicamentos (resíduos perfurocortantes): devem ser descartados em coletores específicos, de cor amarela;

• Algodão, gazes, luvas de procedimentos, esparadrapos e ataduras devem ser descartados em lixeiras revestidas com sacos brancos.

Veja também