nov 03

Saiba quais são os tipos de poluição da água

© Depositphotos.com / microgen A água poluída não pode ser consumida por humanos, sendo impróprias também para banho e lavagem de roupas em geral.

Caracterizada pela presença de partículas estranhas, a poluição da água é definida como a degradação da qualidade da água a ponto de prejudicar a saúde e o bem-estar da população, criar condições adversas às atividades sociais e econômicas e afetar negativamente a natureza e a sobrevivência dos organismos.

A água poluída não pode ser utilizada para a utilização humana, sendo imprópria para consumo, banho e até mesmo para lavar roupa ou calçadas. Por isso, é fundamental que a poluição da água seja um assunto tratado seriamente em âmbito global, reduzindo a ocorrência de doenças e mortes em todo o mundo.

Os dejetos responsáveis pela poluição do mar, lagos, rios e lençóis subterrâneos podem ser substâncias radioativas, elementos patogênicos, agentes orgânicos ou biodegradáveis, compostos tensoativos, substâncias tóxicas, entre muitas outras opções de agente poluentes.  Conheça a seguir os diferentes tipos de poluição da água:

Tipos de poluição da água

Poluição biológica

A poluição do tipo biológica é caracterizada pela contaminação por microrganismos de origem patogênica, tais como vírus, bactérias, fungos, protozoários e vermes. Esses microrganismos chegam à água por meio de esgotos e nem sempre são lançados diretamente no mar, rio ou córrego pela ação humana: em alguns casos, eles se infiltram no solo e atingem a água de nascentes ou poços.

Poluição sedimentar

A poluição sedimentar apresenta partículas em suspensão que se acumulam na água. É o caso de produtos orgânicos ou inorgânicos e substâncias insolúveis. Este tipo de poluição se multiplica com maior facilidade, criando uma massa densa de poluentes.

Poluição térmica

A poluição térmica é formada quando altas concentrações de água aquecida são lançadas no mar, rio ou outro espaço hídrico. Geralmente águas aquecidas utilizadas em procedimentos siderúrgicos, de refrigeração ou em usinas do tipo termoelétricas são jogadas na água depois do uso, o que resulta neste tipo de contaminação.

Poluição radioativa

A poluição radioativa é formada por resíduos radioativos que são jogados no solo, ar ou água após experiências nucleares. Os lixos radioativos gerados em hospitais ou usinas também levam à contaminação radioativa.

Poluição química

Este é o tipo de poluição mais nocivo, especialmente porque seus efeitos são lentos e só podem ser notados quando já é tarde demais. A poluição química é causada pela presença de produtos químicos e compostos sintéticos (tintas, herbicidas, plásticos, medicamentos, solventes, detergentes e aditivos alimentares).

Veja também