ago 12

Saiba quais são os tipos de lixo e suas consequências para o ambiente

flickr.com / Bo Eide Milhares de toneladas de lixo são descartadas diariamente ao redor do mundo.

Todos os dias, empresas, hospitais, indústrias, hotéis, residências e todos os tipos de estabelecimento descartam milhares de toneladas de lixo. Esses resíduos poluem solo, água e ar, causando diversos danos ao meio ambiente e gerando problemas de saúde nos seres humanos.

Existem diferentes tipos de lixo, e saber classificá-los de acordo com suas características é essencial para o correto descarte e possível reaproveitamento. Conheça, abaixo, os principais tipos de lixo e suas conseqüências para o meio ambiente:

– Lixo orgânico: é chamado de lixo orgânico todos os resíduos provenientes de plantas ou animais, e que sejam biodegradáveis. Frutas, legumes, vegetais, carnes, ossos, plantas e flores são exemplos desse tipo de lixo.

Os resíduos orgânicos devem ser devidamente reaproveitados ou encaminhados para a compostagem, que transforma todo esse material em um rico adubo e previne o acúmulo de lixo nos aterros sanitários.

Lixo eletrônico: composto por equipamentos eletrônicos como televisões, celulares, computadores e baterias, esse tipo de resíduo tem preocupado cada vez mais os ambientalistas. Isso porque a maioria dos consumidores não está ciente de que esses dispositivos contêm toxinas que podem vazar e poluir o solo e lençóis freáticos

Lixo hospitalar: proveniente de hospitais, farmácias, postos de saúde e clínicas veterinárias, esse tipo de lixo é composto por seringas, vidros de remédios, algodão e gaze usados, e até órgãos. Esses materiais merecem cuidado especial, uma vez que podem propagar doenças graves.

– Lixo industrial: descartado pelo setor industrial, pode conter subprodutos como restos alimentares, madeiras, tecidos, couros, substâncias químicas e diversos outros materiais potencialmente prejudiciais para o meio ambiente e para a saúde.

Lixo nuclear ou radioativo: produzido por atividades nucleares como projetos de pesquisa, procedimentos de saúde, fabricação de armas nucleares e funcionamento de usinas, esse é um lixo bastante tóxico e potencialmente perigoso. Esses materiais emitem radiação capaz de danificar ou matar as células, estando associado ao câncer e outras doenças graves.

Veja também