fev 14

Saiba quais tipos de descarte de lixo sua empresa pode e deve empregar

servet yigit / iStock / Getty Images Plus Para evitar prejudicar o meio ambiente, é essencial que as empresas façam o descarte correto do lixo gerado diariamente.

Existem vários tipos de descarte de lixo que podem — e devem — ser utilizados pelas empresas. No Brasil, existem quatro tipos de descarte de lixo que são praticados, sendo fundamental entender cada um deles para evitar que materiais poluentes acabem no local errado, como por exemplo nos lixões.

Tipos de descarte de lixo que sua empresa deve praticar

Aterro sanitário

É para o aterro sanitário controlado que vai a maior parte do lixo orgânico, que não pode ser reciclado e não tem mais nenhuma utilidade. O ideal é que este local receba apenas o que é realmente orgânico, como restos de alimentos. Empresas que atuam na área da alimentação vão trabalhar bastante com o aterro sanitário. Esse tipo de descarte de lixo costuma receber vários materiais que não são propriamente orgânicos, então a empresa precisa ter cuidado quanto a isso.

Incineração

Nesse tipo de descarte de lixo, os resíduos são queimados até sua destruição por completo. Esse processo é indicado para reduzir a quantidade de lixo deixada nos lixões e nos aterros sanitários. No entanto, algumas empresas são obrigadas a destinar seus resíduos para a incineração, como é o caso de hospitais e clinicas.

Qualquer tipo de material que possa ser considerado infectante e perigoso precisa de tratamento especial, geralmente sendo incinerado.

Coleta seletiva

A coleta seletiva de lixo é essencial para toda e qualquer empresa. Boa parte dos negócios produz apenas lixo orgânico e lixo reciclável, sendo que esse último deve ser destinado à coleta seletiva para ser devidamente reaproveitado. O ideal é que a separação seja feita por tipo de material (plástico, papel, alumínio e vidro), de forma a facilitar a coleta.

Coleta especial

Os restos de materiais de construção também precisam receber um destino correto para que não prejudiquem o meio ambiente. Em geral, eles podem ser reciclados ou reaproveitados e para isso devem ser encaminhados para uma coleta de lixo especial. Este tipo de descarte também é indicado nos casos de pilhas e baterias, que não podem ir para a coleta seletiva, para a incineração ou muito menos para o aterro sanitário.

O que sua empresa não deve fazer?

Existe mais um tipo de descarte de lixo que é praticado no Brasil, mas que não deve ser utilizado por sua empresa, já que é muito prejudicial ao meio ambiente. Tratam-se dos lixões a céu aberto, um local onde não há nenhuma separação de resíduos e todo material é simplesmente largado em um determinado terreno, sem a preocupação com a poluição ou contaminação.

Veja também