nov 21

Saiba quais são os tipos de papel que NÃO servem para a reciclagem

papéis

Existem alguns tipos de papéis que não podem ser reciclados, assim como etiquetas e fitas, embalagens metalizadas entre outros.

Amplamente utilizado no dia a dia, o papel é um material extraído da madeira — que passa por um longo processo até ser transformado em cadernos, blocos de anotações, embalagens e produtos diversos. Além de impulsionar o corte de árvores, a fabricação do papel está associada à poluição do meio ambiente, uma vez que o processo utiliza produtos químicos para branqueamento das folhas.

Para minimizar esses impactos e preservar o meio ambiente, é fundamental investir no reaproveitamento do papel. A reciclagem do papel é realizada em etapas: depois de passar por um controle de qualidade que analisa a possibilidade de reciclagem, o papel é misturado com água e triturado, formando uma massa que será peneirada e aperfeiçoada com ajuda de alguns aditivos orgânicos.

Em seguida, essa massa é diluída com mais água e colocada em uma forma, onde será prensada já na gramatura da folha nova e colocada para secar. Assim que estiver seca, a folha será enrolada em bobinas e distribuída entre diversos produtores que podem transformar o novo papel em muitos outros produtos.

Apesar da importância de todo esse processo, não são todos os tipos de papel que podem ser reciclados e vale a pena conhecer quais são eles para descartar corretamente o material na hora de destiná-lo para a reciclagem.

Tipos de papel que não podem ser reciclados

Sujos ou engordurados

Qualquer tipo de papel ou papelão que esteja sujo e engordurado não pode ser reciclado. Isso inclui muitas embalagens de comida, como caixas de pizza, ou guardanapos e papel higiênico.

Etiquetas e fitas

Qualquer tipo de papel com revestimentos ou outros elementos de plástico, cera, cola ou papel alumínio não está apto a ir para reciclagem.

Embalagens metalizadas

Pelo mesmo motivo que as etiquetas, essas embalagens geralmente usadas em doces, salgadinhos e papeis de presente não entram na lista dos recicláveis.

Alguns tipos de livro

Dependendo da cola utilizada na confecção dos livros, eles podem se tornar inúteis para a reciclagem. O mais comum é que listas telefônicas, livros de capa dura e certos livros de bolso não consigam passar pelo controle de qualidade por esse motivo.

Fotografias

Como qualquer papel que tenha sofrido com processos químicos, fotos reveladas não podem ser recicladas.

Papeis contaminados

Mesmo que o tipo de papel possa ser reciclado, se ele estiver em qualquer condição de contaminação, pode tirá-lo da lixeira azul. Antes de separar os papéis, remova adesivos, elásticos, sujeiras e qualquer outro tipo de material que possa atrapalhar no processo de reciclagem.

Os tipos de papel que podem ser reciclados incluem revistas, cadernos, jornais, cartazes, caixas de papelão, papel de faz, envelopes, embalagens longa vida e outros.

Tão importante quanto separar itens para a reciclagem é garantir que a coleta seletiva seja realizada corretamente. Faça sua parte!

Imagem: © Depositphotos.com / THPStock

Veja também