fev 06

Saiba quais são os tipos de energia não renovável mais utilizados

© Depositphotos.com / vetka Energia não renovável é aquela que encontramos na natureza em quantidade limitada e se dissipam com a sua utilização.

São consideradas “não renováveis” os tipos de energia que são obtidos a partir de fontes que estão presentes em quantidade limitada na natureza. Em geral, a energia renovável é um tipo de energia suja, que polui o ambiente e traz problemas graves à saúde humana, estando associada a problemas como chuva ácida, destruição de ecossistemas e aquecimento global.

Tipos de energia não renovável

A energia nuclear e os combustíveis fósseis (gás natural, petróleo, xisto betuminoso e gás natural) são os tipos de energia não renovável mais utilizados. Saiba um pouco mais sobre os tipos de energia não renovável mais utilizados logo abaixo:

Petróleo

Este combustível fóssil de cor escura é formado pela pressão de material orgânico de animais e vegetais que estão presentes no subsolo há milhões de anos, podendo ser encontrado tanto em terra quanto no mar. Entre os tipos de energia não renovável, este é o mais utilizado no mundo.

Além da gasolina e outros combustíveis, o petróleo permite a geração de muitos produtos amplamente utilizados ao redor do mundo, como plástico, parafina e querosene. O petróleo é considerado bastante nocivo ao meio ambiente, sendo apontado como um dos maiores causadores do aquecimento global.

Gás Natural

Este é um tipo de energia não renovável formado pela mistura de hidrocarbonetos leves em forma gasosa, como propano, etano, butano e metano. Tem o mesmo processo de formação do petróleo e costuma ser encontrado nas mesmas áreas em que ele é extraído, embora seja menos poluente.

Energia Nuclear

Dos tipos de energia não renovável mais usados no mundo, a Energia Nuclear é a única que não tem origem fóssil. Ela é obtida a partir da fissão nuclear de átomos de urânio, um minério extraído em apenas 19 países do mundo. Muito usado em lugares com pouco potencial hidrelétrico, não emite poluentes gasosos, mas é um tipo de energia cara, de alto risco ambiental e social em caso de acidente. Além disso, a energia nuclear gera lixo radioativo e pode ser usada para a fabricação de armas nucleares.

Carvão Mineral

Composto principalmente por carbono, é bastante abundante e, por isso, o mais barato entre os tipos de energia não renovável. Começou a ser usado durante a Revolução Industrial, mas hoje essa fonte de energia perdeu espaço, pois é ainda mais poluente do que o petróleo.

Xisto Betuminoso

O óleo de xisto é obtido ao aquecer a cerca de 500ºC rochas sedimentares em que o material de origem orgânica se forma sob condições específicas de temperatura e pressão. O Brasil tem uma das maiores reservas de xisto do mundo, mas esse tipo de energia não renovável é menos vantajoso, pois é menos eficiente e apresenta menor produtividade, além de sua extração e combustão causarem fortes impactos ambientais.

Veja também