jul 15

Saiba como é feito o asfalto ecológico suas vantagens e desvantagens

iStock.com / SectoR_2010 O asfalto ecológico é uma alternativa que concilia o desenvolvimento urbano com a preservação ambiental.

Obtido a partir da combinação entre pó de borracha de pneus e ligante asfáltico, o asfalto ecológico é considerado uma boa alternativa para conciliar o desenvolvimento urbano com a preservação ambiental. Trata-se de um produto classificado como sustentável, uma vez que contribui para a redução da utilização de matérias-primas não renováveis.

A produção do asfalto ecológico começa a partir da captação de pneus que seriam descartados no meio ambiente. Esta ação, por si só, já representa um considerável avanço ecológico, pois garante a reciclagem dos pneus e evita que grandes quantidades de lixo se acumulem na natureza.

Esses pneus são triturados e, em seguida, o pó de borracha resultante é misturado ao ligante asfáltico. O resultado dessa mistura é aplicado nas ruas, avenidas e estradas. No Brasil, este tipo de asfalto é utilizado em rodovias que ligam o litoral sul e o interior de São Paulo à capital. Em países mais desenvolvidos, como nos EUA, esta técnica é aplicada há mais de 30 anos.

Vantagens e desvantagens do asfalto ecológico

A utilização do asfalto ecológico traz vantagens não apenas para o meio ambiente, mas para a qualidade das ruas asfaltadas. Por ser produzido com pó de borracha, o asfalto ecológico “herda” as características dos pneus e garante muito mais estabilidade e aderência, justamente pelo contato da borracha do asfalto com a borracha dos pneus que estão nos veículos.

O asfalto ecológico também pode durar até 40% mais do que o asfalto normal, ou seja, é uma solução que pode garantir uma considerável economia aos cofres públicos e empresariais. Por outro lado, a produção deste tipo de asfalto demanda 30% mais investimentos.

Veja também