nov 06

Renovação urbana é dica para ser inovador

A inovação se tornou um verdadeiro paradigma do século XXI, principalmente no meio corporativo. É fato, no entanto, que o foco em inovação está voltado, por razões óbvias, para os resultados de marketing e econômicos das empresas.

Quando se fala em inovação, rapidamente os profissionais da área pensam em gerar valor para o consumidor, de modo a fazer com que o mesmo troque a solução atual por uma nova, com algumas funções mais sofisticadas.

Outros profissionais pensam em processos que melhorem a rotina, a produtividade, a redução dos custos, o aumento da produtividade e a melhora dos serviços entregues aos clientes.

A grande verdade é que esse paradigma tem funcionado, enquanto alicerce da criação de ofertas para uma sociedade orientada para o consumo. O marketing respeita as pessoas em suas individualidades e por isso oferece a elas o que procuram, mas quem define o que as pessoas procuram?

Essa é uma questão subjacente ao tema desse artigo, mas que serve de introdução, porque o tema aqui é inovação e o foco é a qualidade de vida das pessoas. Não obstante, a renovação urbana pode ser uma grande oportunidade para a reorganização, também do setor econômico.

Renovação Urbana em: Barra da Tijuca – Rio de Janeiro

Um ótimo exemplo do que é a renovação urbana é a forma como se estruturou o bairro da Barra da Tijuca no Rio de Janeiro a partir da segunda metade do século passado. Avenidas e ruas largas abrigam grandes condomínios residenciais autossuficientes, garantindo aos moradores mobilidade e conforto. Centros comerciais permitem que as pessoas trabalhem próximo de suas residências, montando escritórios próximos às suas casas.

Sem dúvida alguma, o bairro do Rio de Janeiro possui maior qualidade de vida, muito embora o próprio crescimento comercial do bairro, que se tornou uma verdadeira cidade, com características próprias, acabou atraindo trabalhadores e consumidores de outras regiões, o que vem comprometendo o trânsito.

O que mostra, por outro lado, que soluções localizadas, mesmo que inovadoras, podem fracassar se não fizeram parte de um planejamento mais complexo e sistêmico, algo difícil de imaginar se não estivermos falando de uma cidade planejada desde o marco zero, como é o caso de Brasília.

Renovação Urbana em: Xangai – Fazenda Urbana

Devemos, então, recorrer a uma ideia inovadora da Sasaki Associates, uma corporação dos Estados Unidos, para gerar uma solução para um problema vivido pela cidade de Xangai.
Com 24 milhões de habitantes, Xangai se ressentia da escassez de terras agrícolas. Como ter um eficiente abastecimento urbano de produtos agrícolas em tal situação.

O projeto Fazenda Urbana criou e estruturou o Distrito Agrícola Urbano Sunqiao, um projeto de 100 hectares dentro da cidade, com ênfase em agricultura vertical. O espaço se transformou em muito mais que uma solução para atender à demanda por alimentos e produtos agrícolas. Tornou-se um verdadeiro laboratório vivo de inovação, mas também um espaço único para interação e educação.

As instâncias governamentais em casos assim, são de extrema importância, pois se empenham em construir grupos de trabalho para identificar problemas, oportunidades e soluções inovadoras para o aproveitamento do espaço urbano, tendo como foco o conforto e a qualidade de vida das pessoas.

O caso da Barra da Tijuca surgiu como uma ilha em meio a uma das maiores metrópoles do mundo, sem ser parte de um planejamento sistêmico e integrado. O caso de Xangai é de uma solução que se baseia num contexto específico, mas sistêmico. Xangai é o caminho!

Nos dias atuais, cada vez mais pessoas trabalham de seus próprios lares. Talvez seja uma oportunidade para repensar a mobilidade urbana com base nas tendências.

Veja também