nov 07

A relação da reciclagem com as embalagens metálicas

lata de metal

O metal pode ser reciclado mais de uma vez. sem perder sua qualidade.

Os metais são um tipo de material que pode ser reciclado mais de uma vez sem perder suas características e qualidade original. Por conta disso, estima-se que mais da metade das embalagens metálicas utilizadas na atualidade já passaram por processos de reciclagem.

A importância da reciclagem

O processo que possibilita que embalagens (metálicas, plásticas, ou de outros materiais) voltem a ser inseridos na cadeia de consumo é chamado de logística reversa, uma técnica que trata do fluxo de produtos e embalagens, fazendo com que eles retornem a seu local de origem.

Vale destacar que, dependendo do tipo de metal, este é um tipo de produto que demora entre 100 e 500 anos para se decompor naturalmente. Para evitar que as embalagens de metal fiquem acumuladas em aterros sanitários e acabem poluindo o solo e as águas, é fundamental investir na reciclagem de embalagens metálicas e na conscientização da população a respeito do correto descarte desse tipo de material.

Além disso, é importante lembrar que a fonte de metais disponíveis no planeta é limitada e, caso este recurso não seja usado de maneira responsável, a tendência é que ele se esgote com o tempo. A reciclagem de embalagens metálicas, portanto, contribui significativamente para a preservação deste recurso natural.

Por fim, a extração e refinação dos metais causam diversos impactos ecológicos e consomem uma grande quantidade de recursos hídricos. Reutilizar metais em embalagens por meio da reciclagem ou da logística reversa alivia estes impactos ambientais e garante a preservação da água.

O processo de reciclagem

O primeiro passo para a reciclagem é recolher os materiais. Todos os resíduos encaminhados para a reciclagem passam por um processo de triagem em que os metais são separados em duas categorias: metais ferrosos (que são aqueles que possuem ferro em sua composição, como é o caso do aço) e metais não ferrosos (aqueles que não possuem ferro, como o alumínio). Após a triagem, os metais serão fundidos, para serem transformados em outros produtos.

Imagem: © Depositphotos.com / tiloligo

Veja também