abr 14

Como reciclar pneus

Muitos de nós temos visto nos noticiários algum incêndio de grandes proporções envolvendo pilhas de descarte de pneus. Estes incêndios podem durar dias, semanas ou mesmo meses se as condições forem adequadas, deixando o solo e o ar poluídos. Estes campos enormes de descarte de pneus podem em breve se tornar uma relíquia de um passado inútil, se novos usos e se as reciclagens se tornarem mais populares.

Os pneus reciclados são combustíveis para fornos de energia potencial suficiente para aliviar a demanda do consumidor. Há uma série de outros usos para antigos pneus, desde roupas até mesmo asfalto para construção de novas pontes ou rodovias. Um dos usos mais comuns para a reciclagem de pneus é como uma fonte alternativa de combustível para certas indústrias. Fabricantes de concreto, por exemplo, usam seus fornos para secar seus produtos antes do envio. Estes fornos enormes são grandes o suficiente para acomodar muitos pneus.

Outras indústrias, como a produção de aço e vidro, utilizam o material em questão para aumentar suas fontes de carvão ou gás naturais habituais. Os pneus devem ser triturados a fim de se ajustarem através das grades do alimentador dos fornos. Uma desvantagem é a presença de cintas de aço em muitos modelos, que podem se acumular ao longo do tempo e bloquear o alimentador.

Para atender a rigorosas diretrizes ambientais, muitos aterros devem ter uma cobertura de seguro. Em vez de empilhar todo descarte em um único lugar, os operadores de aterros podem receber pedaços de pneus a partir de um centro de reciclagem local ou investir em uma máquina para que ele mesmo faça seu próprio retalhamento.

Velhos pneus também são utilizados como um material de enchimento em campos esportivos e outras áreas públicas populares para crianças. Às vezes, eles estão espalhados sobre o parquinho como forma de amortecer a queda de uma criança ou reduzir o impacto de equipamentos no playground. Recentemente, a borracha reciclada de antigos pneus foi combinada com outros ligantes e espuma para produzir um tapete de segurança sólida para parques infantis e pracinhas. Mesmo certos fabricantes de roupas já descobriram os benefícios do uso de pneus reciclados. O material feito a partir deles agora é usado para formar a sola de borracha de alguns tênis e botas. O descarte pode um dia se transformar em outras peças de vestuário e acessórios, como capas de chuva, guarda-chuvas, chapéus à base de borracha e muito mais.

Veja também