mar 25

Como reciclar frascos e embalagens de plástico

A decomposição de materiais de plástico como sacolas, embalagens e garrafas PET pode levar séculos. Por isso, é importante reciclar esses materiais sempre que possível. Segundo o Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre), somente 19% dos plásticos rígidos são reciclados no Brasil por ano. O restante vai parar em aterros, é incinerado ou acaba poluindo a natureza.

A etapa mais importante no processo de reciclagem é a coleta seletiva. Recentemente, tem havido maior conscientização sobre a importância de condomínios, casas e empresas terem locais separados para o descarte do lixo. Entre os plásticos recicláveis estão as garrafas PET, potes de plástico, tampas de embalagens, sacos plásticos, canos de PVC, para-choques de carros, copos descartáveis, brinquedos e embalagens diversas, entre outros.

Existem diferentes formas de se reciclar o plástico. A reciclagem primária, a mais praticada no Brasil, é feita com plásticos de resíduos industriais que não contêm contaminação. A secundária serve para plásticos de diferentes origens, recolhidos em lixões e aterros. Já a terciária transforma os resíduos plásticos em produtos químicos, gases e combustíveis para utilização industrial.

Quanto à reciclagem de embalagens PET (politereftalato de etileno), ela é feita em algumas etapas. Primeiramente, as embalagens são lavadas e prensadas. Depois, os fardos são triturados em flocos e, em seguida, são transformados em grãos. Posteriormente, estes grãos irão se transformar em fios de poliéster ou em novos produtos de plástico.

O plástico reciclado possui quase todas as características do plástico comum. Geralmente é reutilizado para fabricar sacos de lixo, lixeiras, baldes, embalagens de detergentes, cerdas de vassoura, entre outras embalagens (não se utiliza o plástico reciclado para frascos de remédios e embalagens de alimentos, pois o material não é puro).

Costuma-se ter dúvidas sobre se o plástico filme (o mesmo que é utilizado para confeccionar as sacolinhas de supermercado) pode ser reciclado. A verdade é que é possível fazer a reciclagem, mas o processo é muito complicado e, muitas vezes, não é economicamente viável.

Em casos assim, recomenda-se reutilizar estes materiais em casa. Uma ideia para reuso das sacolas plásticas, por exemplo, é transformá-las em artesanato. A técnica mais comum é utilizar as sacolas para fazer crochê, trocando o fio de lã ou tecido por novelos feitos com tiras recortadas de sacolas plásticas. Que tal tentar em casa?

Veja também