dez 27

Só vantagens na reciclagem dos resíduos de madeira

Os resíduos de madeira são um recurso precioso e abundantemente disponível, podendo ser aproveitados tanto para a reciclagem de materiais quanto para a produção de energia, dependendo do grau de qualidade. 

Quando adequadamente limpos e separados, podem ser reciclados e transformados num novo produto em praticamente 100% dos casos. A maioria pode ser utilizado como material de construção, reciclado como cobertura morta para paisagismo ou celulose para produção de papel e usado lucrativamente como combustível. Os produtos gerados a partir da reciclagem de sucata de madeira viram painéis, pallets de madeira e muito mais. Outra utilização bem comum é a moagem completa que resulta num pó muito aproveitado em módulos de MDF, chapa que tem alto valor agregado na indústria moveleira. Os resíduos de madeira da construção civil ainda podem ser empregados como biomassa para ser queimada em fornos industriais.

Nos casos em que não for possível o reaproveitamento, os resíduos devem ser repassados para que indústrias possam aproveitá-los, como o mercado de entretenimento, por exemplo, que pode utilizar a madeira na construção de cenários para peças de teatro e novelas. Em qualquer situação, o processo específico de reciclagem varia dependendo do tipo de produto de madeira e das tecnologias empregadas nos centros de reciclagem.

Vantagens da gestão de resíduos de madeira

Práticas e estratégias de gestão de resíduos de madeira bem-sucedidas são desenvolvidas para reduzir os impactos ambientais, economizar custos e fornecer novas oportunidades.

A melhor solução para as sobras de madeira da construção civil é reaproveitá-las, evitando, assim, que toneladas de resíduos sejam enviados aos aterros após o término das obras. Sendo um resíduo de natureza orgânica, a madeira entrará em processo de apodrecimento e será um problema ambiental por anos até desaparecer completamente. Além disso, aproveitar madeiras de demolição nas construções ou na arquitetura de interior confere exclusividade ao projeto, que pode ser adaptado de acordo com as preferências do cliente.

Fontes: CAPES | Recicla Sampa | Recycling Inside | ACOI | VGR | Tribuna Minas

Veja também