jul 19

Coleta seletiva do lixo: qual sua importância?

flickr.com / Prefeitura de Sete Lagoas A coleta seletiva traz benefícios econômicos, ambientais e sociais.

O que vem a ser coleta seletiva do lixo? Este termo é basicamente um processo educacional, social e ambientalista que consiste no recolhimento e na separação de resíduos descartados por empresas e domicílios (pessoas).

Após esse sistema o lixo urbano é separado em grupos de: papéis, plásticos, metais, lixo eletrônico, vidro, entre outros. Sendo de extrema importância para a sociedade, a coleta de lixo reciclável pode gerar renda para milhões de pessoas, além de economia para empresas e vantagens significativas ao meio ambiente, diminuindo e colaborando com a preservação dos recursos naturais, como solo e rios.

Para que haja a consciência da coleta, separação e reciclagem é fundamental a criação de projetos de lei voltados para a coleta seletiva e locais adequados para o descarte do lixo.

Coleta do lixo: como colaborar?

Além de políticas públicas voltadas para conscientizar a população a reciclar, você também pode colaborar com a preservação do meio ambiente, fazendo a separação do lixo em sua casa, colocando todo material que pode ser reciclado (plástico, papel, vidro, metal, etc.) em uma caixa ou sacola, deixando materiais orgânicos (restos de comida) separados.

Pensando em ajudar a população a Tetra Park lançou uma ferramenta preciosa para facilitar a busca do usuário por pontos de coleta seletiva e reciclagem de resíduos. O portal Rota da Reciclagem (www.rotadareciclagem.com.br) tem o suporte do Google Maps e aponta cooperativas, pontos, postos de entrega voluntária ligados a cadeia de reciclagem em todo país.

Faça a sua parte, recicle e contribua com a preservação da natureza!

Veja também