dez 20

Aço novo de novo

Uma das principais preocupações relacionadas ao meio ambiente é como dar o destino adequado aos produtos que utilizamos no dia a dia. Falando de aço, um material que, basicamente, é feito a partir do minério de ferro, a vantagem é grande: 100% reciclável,  que pode ser reaproveitado infinitas vezes sem perder qualidade.

Oito milhões de toneladas de aço foram recicladas no país só em 2019, transformando produtos com defeito e usados em produtos novos, começando um novo ciclo de vida, que não polui a natureza e contribui para a economia industrial. O Brasil recicla 47% de toda sua produção de aço – uma discrepância muito grande quando pensamos em países como a Bélgica, por exemplo, que consegue reciclar mais de 90%.

A embalagem de aço precisa ser limpa antes de ser descartada?

Não precisa. No episódio Como reciclar o aço?, da sessão Conversa com Especialista no podcast do Pensamento Verde, a Thais Fagury, que é engenheira de alimentos e diretora da Prolata, orienta primeiramente que, no caso de embalagens de alimentos, os produtos sejam consumidos ao máximo. Depois, basta passar um fio de água ou um papel (mesmo usado) para evitar maus odores. No caso de embalagens de tinta, nem isso é necessário. Mesmo a tinta seca não inviabiliza o processo de reciclagem.

Benefícios por todos os lados

Na natureza, o aço leva centenas de anos para se decompor. A reciclagem desse material gera economia de água e energia nos processos de produção e diminui os impactos ambientais da extração dos minérios de ferro. Para se ter uma ideia, cada tonelada de aço reciclado significa uma economia de 1.140kg de minério de ferro.

Reciclou, tá novo

O processo de reciclagem do aço é relativamente simples. Primeiro é realizada uma triagem para separar possíveis impurezas. Depois é feita a classificação do aço, seleção e prensagem. O resíduo, então, é enviado para uma usina siderúrgica que derreterá o material e o reaproveitará na produção de um aço novo. Como as propriedades são controladas e não sofrem perdas no processo de reciclagem, ele pode ser usado na construção civil, utensílios domésticos, móveis e outros.

Dessa forma, uma lata pode vir a compor um item automotivo, uma bicicleta pode virar um vergalhão assim como o vergalhão pode virar uma nova lata. Pura economia circular! Não existem barreiras para a utilização do aço reciclado que, na verdade, é essencial para construção de um futuro mais sustentável. Então, já sabe! O lugar das latinhas de aço depois de usadas é sempre a lixeira de recicláveis.

Fontes: Pensamento Verde | Instituto Aço Brasil | Grupo Aço Cearense | TRANSRESIND

Veja também