out 04

Aproveitamento e descarte de tintas e solventes

Devido às medidas de distanciamento social impostas pela pandemia, a grande maioria das pessoas passou a trabalhar de forma remota. Com isso, muita gente resolveu aproveitar a ocasião para tornar a casa um um lugar mais aconchegante ou apenas reformar alguns espaços para o trabalho.

Só que, após uma reforma, a sobra de materiais nos deixa com uma tarefa importante e muitas dúvidas: quais destinos dar às tintas e vernizes? Qual será o descarte correto para esses produtos? Será que podemos jogar no lixo comum? E as embalagens, podem ser recicladas ou não?

Primeiramente, é preciso muito cuidado para descartar vernizes e tintas, bem como solventes utilizados durante a pintura, pois se descartados de maneira incorreta, podem prejudicar o meio ambiente. Isso porque eles serão absorvidos pelo solo e vão contaminar plantas e lençóis freáticos, podendo causar doenças aos animais e à população que tiver contato com a água.

Além disso, o descarte na rede de esgotos, seja diretamente em bueiros, ou tanques, pias e vasos sanitários, pode também levar estes produtos para a rede fluvial. Daí, para chegarem aos mares, não precisa de muito. Dependendo da toxicidade desses elementos, pode até haver explosões sérias, com pontos de incêndio.

Controlando o desperdício de tintas e latas

O primeiro passo para o descarte ecológico de latas de tinta é calcular suas necessidades desde o início. Em vez de levar um carrinho cheio de latas de tinta para casa, você pode dedicar um tempo para calcular exatamente a quantidade de tinta necessária de cada cor para os cômodos que você vai pintar.

Se a maioria das latas estiver meio vazia ou com pouca tinta, você pode acumular a tinta em uma lata menor para facilitar o processo de armazenamento. As outras latas podem então ser trabalhadas para serem preparadas para o descarte.

Tipos de tinta e a melhor forma de descarte

Tinta látex ou à base de água não são considerados resíduos perigosos e podem ser descartados no lixo normal se secada adequadamente. Se houver pouca ou nenhuma tinta na lata, adicione substâncias como areia para gatos para permitir que a tinta se solidifique. A massa sólida pode então ser facilmente transferida para sacos de lixo resistentes. Você também pode optar por usar solidificadores de tinta vendidos sem receita e descartar a tinta de maneira semelhante.

Já as tintas e pigmentos à base de óleo são considerados materiais perigosos em qualquer forma (vapor, sólido, líquido) devido à sua inflamabilidade e não podem ser jogados no lixo. Ao contrário, devem ser descartados em um local específico de coleta de resíduos perigosos. 

As tintas em aerossol estão contidas em latas pressurizadas que podem explodir se descartadas de maneira inadequada. Esta tinta também não é reciclável e deve ser esvaziada antes de ser descartada. Para isso, coloque jornais ou papelão no chão e borrife a tinta restante sobre eles. Você pode ter certeza de que a lata está vazia e descartável assim que o barulho de chiado parar. Uma vez completamente vazia, a lata pode ser jogada fora.

Eliminando as sobras

Se armazenadas corretamente, as tintas têm uma durabilidade de anos. Por isso, a  reutilização também é uma opção, principalmente se você estiver usando tintas látex. Elas podem ser reutilizadas para revestimentos de base e trabalhos de pintura funcional.

Além disso, verifique se sua comunidade tem alguma iniciativa que envolva a coleta de tintas para uso em projetos comunitários. Esta é uma ótima maneira de reduzir o desperdício de tinta e as latas vazias podem ser recicladas.

Reciclagem de latas de tinta usadas

A reciclagem de produtos de aço e estanho é tão importante quanto a das tintas, porque ajuda a reduzir significativamente a pegada de carbono e a geração de resíduos de mineração e manufatura das indústrias. Você pode entrar em contato diretamente com os fabricantes que, por lei, são responsáveis pela coleta do lixo químico que produzem.

Como vimos, dar o encaminhando adequado desse tipo de resíduo é plenamente possível, não é nada complicado e o que não faltam são alternativas. Por isso, o descarte adequado de tintas e latas deve fazer parte do planejamento da reforma desde o início. As residências pertencem a cada família, mas o meio ambiente é o lar de todos nós. Se tiver dúvidas, entre em contato com a Dinâmica Ambiental, empresa do Grupo Fragmaq especializada em soluções para coleta, descaracterização e destinação correta de resíduos.

Fontes: Greener Ideal | The Green Project | FRAGMAQ

Veja também